Nas Notícias

Moura Guedes: “José Sócrates é um psicopata”

Em entrevista ao podcast ‘A Beleza das Pequenas Coisas’, Manuela Moura Guedes faz revelações bombásticas, acusando José Sócrates de determinar o afastamento da jornalista do Jornal Nacional. Mas cada acusação grave que a jornalista faz antecede outra acusação mais grave. Sócrates é “psicopata” e “só um psiquiatra o poderá compreender”. “A Justiça, durante o período socrático, esteve completamente controlada. E isso é que é grave. Muito mais grave do que a corrupção”, afirma ainda. Oiça aqui a entrevista.

Oito anos depois de ter sido afastada da TVI, Manuela Moura Guedes regressa ao ponto de partida, ao momento em que as investigações a José Sócrates, então primeiro-ministro, ditaram a sua saída do Jornal Nacional.

O ponto de chegada é esta entrevista, numa altura em que a Operação Marquês produziu acusações contra José Sócrates.

Sócrates é o centro desta conversa, desde os tempos em que era ministro do Ambiente. “É estranho que o país não tenha dado por isto”, diz Manuela.

E “isto” são todas as suspeitas que recaíam sobre o ministro, o primeiro-ministro, o ex-primeiro-ministro, o agora antigo primeiro-ministro, que vai responder por 31 crimes.

Manuela Moura Guedes é agora olhada com outros olhos. Não porque José Sócrates esteja condenado, mas porque José Sócrates poderá ser condenado. Era indiciado de crimes, passa a ser acusado dos mesmos. Até prova em contrário, é inocente.

Mas Manuela Moura Guedes não tem este olhar frio da Justiça. Percebe-se que não acredita na inocência do homem que, segundo ela, a afastou da televisão, incomodado com as reportagens incómodas do Freeport.

“Talvez agora percebam o sentimento de injustiça que tenho sentido. Mas, muito mais grave do que esta história da corrupção, é que a Justiça e a imprensa tenham estado completamente controladas durante o período socrático”, afirma.

Agora, nesta entrevista, que passa pela operação Marquês, pelo PS, por António Costa, pelo jornalismo e, acima de tudo, pelos oito anos de ostracismo, Moura Guedes fala de si, com coragem.

“Eu acho que, mais do que sociopata, José Sócrates é um psicopata. Acho mesmo. Há muito tempo. Aliás, nesta última entrevista que deu à RTP é patente. É uma pessoa que quase acredita em coisas inacreditáveis”.

Manuela Moura Guedes diz que “só um psiquiatra pode conhecer bem José Sócrates, se é que ele já foi a algum”. Mas diz mais: “Muito mais grave do que esta história da corrupção, é que haverá sempre alguém que quer meter a mão na lata”.

“A Justiça, durante o período socrático, esteve completamente controlada. E isso é que é grave. Muito mais grave do que a corrupção”

E o PS? Não sabia de nada disto? “No PS cresceram juntos… E estão aí, todos juntos. Ou não sabem, ou fecharam os olhos… Estão todos manipulados. O PS só pode estar calado. Só pode. Foi cúmplice deste caso monstruoso”, diz.

E Jorge Coelho, que diz que um Sócrates corrupto não é o Sócrates que ele conheceu? “É um cara de pau!”, sustenta Manuela, que não acredita nesta ignorância.

Nem a comunicação social escapa às críticas. Moura Guedes não compreende a razão pela qual a TVI batalhou sozinha. E garante que havia matéria indesmentível.

“Eu jamais meti no telejornal qualquer coisa que pudesse ser um pé em falso. Quando se faz investigação tem de ser assim”.

Oiça aqui a entrevista:

A jornalista revelou, recentemente, que enfrentou uma depressão. Recorde aqui essa revelação:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=276WDRBAWO78

Em destaque

Subir