Motociclismo

Moto Clube do Porto à Descoberta da Liberdade em Castelo de Vide

MCPvide7

Pelo terceiro ano consecutivo o Moro Clube do Porto levou animada caravana motociclística À Descoberta de Castelo de Vide, em divertido e bem recheado fim-de-semana.

Depois da Rota do Contrabando (2014) e das Três Religiões (2015), a Terceira Ronda provou que há muito para descobrir na região raiana, proporcionando evento de eleição.

Foi um passeio onde nem sequer faltou importantíssimo contributo do São Pedro, brindando passeata alentejana com belíssimo céu azul e alguns dos dias mais quentes do ano.

O evento organizado pelo MCP com imprescindível apoio da Câmara Municipal de Castelo de Vide começou, como já é tradição, com as partidas simbólicas da Praça da Ribeira, no Porto, mas também de Vila Velha do Rodão e Estremoz, pontos estratégicos para os motociclistas de todo o País que rumaram à Sintra do Alentejo.

MCPvide3

Início de viagem que prometia muita animação, patente na entusiasmante Ronda das Tascas, compondo o estômago dos participantes

Preparação para o passeio em caravana até à vila de Marvão e ao seu castelo alcandorado no topo da serra do Sapoio, aproveitando o sol e céu limpo de um excelente fim de tarde para vislumbrar a paisagem desde a vizinha Espanha à distante serra da Estrela.

Cerca de duas centenas de quilómetros pontilhados por animados controlos secretos, onde imperou a boa disposição em quadros evocativos da região, com figuras castiças interpretadas a rigor pelos sempre prestáveis elementos do MCP. Foi assim na visita ao castelo de Ouguela – logo depois de paragem atribulada em Alegrete por força de uma prova de atletismo.

MCPvide4

Depois de algumas iguarias nas margens da Barragem do Caia, onde os 130 comensais chegaram depois da visita ao espetacular Centro de Ciência do Café, um saltinho à não menos formosa Adega Mayor.

Primeira passagem por Campo Maior antes do regresso para novo banho de cultura, desta feita com visita ao centro histórico da vila e visita à curiosa Capela dos Ossos, ao Lagar Museu do Palácio do Visconde d’Olivã ou ao Museu Aberto revelou grandes surpresas, antecipando turístico regresso a Castelo de Vide com passagem por Arronches, Assumar e pelo Parque Natural da Serra de São Mamede.

Passagem pela barragem de Póvoa e Meadas e no regresso ao Parque 25 de Abril onde, depois de depositado ramo de cravos junto à estátua do Herói de Abril, Salgueiro Maia, teve lugar o almoço de despedida de um evento que, garante quem participou, ofereceu uma descoberta única, repleta de momentos excelentes em verdadeiro hino ao mototurismo. E que logo exigiram que, em 2017, houvesse mais À Descoberta…

MCPvide5

Em destaque

Subir