Mundo

Vídeo: Morreu Bernard Law, o cardeal pedófilo do escândalo que deu um filme

Morreu Bernard Law, o cardeal de Boston afastado em 2002 por pedofilia. O escândalo em que o clérigo esteve envolvido foi denunciado pelo The Boston Globe e deu origem a um filme, O caso Spotlight.

Bernard Law, que morreu ontem em Roma, com 86 anos, não chegou a enfrentar julgamento.

Em 2002, o cardeal foi obrigado a resignar ao cargo de arcebispo de Boston, na sequência de vários artigos que o The Boston Globe vinha publicando, desde o ano anterior, sobre o escândalo de pedofilia na Igreja Católica dos EUA.

O arcebispado de Boston acabou por pagar indemnizações a mais de 500 vítimas de abusos, tendo para isso vendido terrenos e edifícios avaliados em mais de 100 milhões de dólares, cerca de 84,4 milhões de euros.

O escândalo de Boston, relatado em O caso Spotlight, vencedor do Óscar de Melhor Filme em 2015, esteve na origem dos novos planos do Vaticano para combater a pedofilia .

Afastado de Boston, Bernard Law mudou-se para o Vaticano, trabalhando com o Papa Bento XVI até 2011, pois no ano seguinte o escândalo teve continuidade com novas denúncias, envolvendo outros padres.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=B2WHW3AKA9UG

Em destaque

Subir