Nas Notícias

“Antes de morrer quero…”: Projeto dá voz aos idosos (fotos)

Uma gerontologista e um animador foram ao Centro Comunitário da Gafanha do Carmo perguntar aos idosos qual o sonho que pretendem realizar até ao final da vida. As respostas do projeto “Antes de morrer quero…” tornaram-se virais e as imagens estão a circular por todo o mundo.

A gerontologista Sofia Nunes e o animador Ângelo Valente aproveitaram a ideia do ‘Before i die’, de Candy Chang, e deram voz aos idosos do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, em Aveiro.

A ideia surgiu em 2011, quando a artista Candy Chang, num processo de luto, pediu autorização ao proprietário de uma casa abandonada em Nova Orleães (EUA) para pintar “Before i die…”, expressão que traduzida à letra significa ‘Antes de morrer…”. E deixou giz no chão, caso alguém quisesse completar a frase.

Para surpresa da artista, no dia seguinte a parede estava cheia de respostas, como “cantar para milhões de pessoas”, “plantar uma árvore”, “abraçá-la só mais uma vez”… As respostas eram tantas que Candy Chang percebeu que não era a única a tentar compreender o sentido da vida.

E foi isso que Sofia Nunes e Ângelo Valente perguntaram aos utentes do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo.

Só que a voz dos idosos ganhou projeção e faz-se ouvir a nível mundial. Vários jornais e sites, nas mais previsíveis ou inesperadas línguas, estão a partilhar esta história made in Gafanha do Carmo.

Mais emocionante ainda é que vários desejos têm sido realizados.

Em destaque

Subir