Mundo

Morrem 200 pessoas em teste da bomba-H da Coreia de Norte

Cerca de 200 pessoas morreram em resultado do teste da bomba de hidrogénio, realizado pela Coreia do Norte. Uma base nuclear colapsou, no sexto ensaio atómico do regime de Kim Jong-un. O incidente ocorreu em setembro, mas só agora há detalhes.

A informação do acidente foi avançada pela estação japonesa Asahi, que aponta a data de 3 de setembro, dia em que a Coreia do Norte foi o sexto ensaio nuclear em Punggye-ri.

Devido aos testes para fabricar uma bomba de hidrogénio, um túnel da central de Punggye-ri colapsou, matando de imediato mais de 100 pessoas.

Durante as operações de resgate, um segundo colapso provocou um número semelhante de vítimas.

“Tudo aponta para que o terreno tenha ficado instável após a realização do sexto ensaio nuclear, a 3 de setembro”, referiu a Asahi TV.

A Agência Meteorológica da Coreia (do Sul) acrescentou que “o teste da bomba de hidrogénio provocou uma cratera cm entre 60 a 100 metros, no interior da montanha onde se localiza a central nuclear”.

Segundo garantem especialistas, registou-se uma série de tremores de terra e deslizamentos, nas proximidades da base onde decorreram os testes nucleares.

Por esclarecer ficam potenciais efeitos radioativos deste programa de Kim Jong-un, nas regiões onde é levado a cabo.

Em destaque

Subir