Mundo

Morre num acidente por causa de uma selfie e a fatura vai para os pais

charlotte nunez

Quando se pensava que não havia maior castigo para os pais do que perder uma filha… eis que uma família belga terá de pagar uma indemnização. Os pais de Charlotte Nuñez, que morreu colhida por um comboio ao fazer uma selfie, foram intimados a pagar os danos causados pelo acidente.

Em julho de 2014, uma jovem belga de 12 anos, Charlotte Nuñez, morreu ao tentar tirar uma selfie numa linha férrea, sendo colhida por um comboio que circulava a 150 quilómetros por hora.

A morte da filha parece não ter sido castigo suficiente para os pais, que poucos dias depois receberam uma carta da empresa de transporte ferroviário SNCB, proprietária do comboio que colheu a adolescente.

As cartas foram-se acumulando e agora sabe-se que a empresa exige uma indemnização a rondar os 19 mil euros, responsabilizando a família de Charlotte Nuñez pelo acidente, uma vez que a jovem estava numa área de acesso vedado, no interior da estação de Groenendaal.

Foi no passado mês de agosto que os pais de Charlotte receberam a fatura detalhada, mas só agora, quando o caso chegou ao Parlamento belga, é que os detalhes estão a ser revelados.

A SNCB incluiu na conta os custos da suspensão do tráfego rodoviário, que na data do acidente esteve interrompido por seis horas, e da retirada dos 200 passageiros que seguiam no comboio que colheu a adolescente.

“Quando se recebe uma carta como esta, com uma lista dos danos causados pela morte da nossa filha, é um golpe muito duro. Esta gente não deve ter filhos”, comentou a mãe de Charlotte, Carla Claeys, afirmando-se “chocada” com a posição da companhia.

No Parlamento, o socialista David Geerts apresentou este caso como um exemplo da necessidade de alterar o quadro legal, de forma a evitar que as famílias em luto sejam confrontadas com situações deste género.

De acordo com as contas do site Mashable, só nos últimos meses já morreram 12 pessoas enquanto tentavam fazer selfies em situações de risco.

Em destaque

Subir