Nas Notícias

Moreira acusa Católica de fazer sondagem “falsa”

Rui Moreira acusa a Universidade Católica de viciar sondagens. O candidato escreveu, no Facebook, que a Católica é dos “autores” de “uma operação que visa manipular a opinião pública e condicionar o sentido do voto no Porto”, no caso concreto através de “erros grosseiros nos questionários e metodologias” usados para as sondagens.

São acusações graves, mas com nomes. Rui Moreira acusa a Universidade Católica de ser um dos “autores” da “operação que visa manipular a opinião pública e condicionar o sentido do voto no Porto por diversos meios e formas, nomeadamente com a tentativa de impugnar a própria candidatura e de impedir que o nome de Rui Moreira fosse usado nos boletins de voto”.

Segundo o autarca e candidato, as sondagens da Universidade Católica abusam de “erros grosseiros nos questionários e metodologias”, dando exemplos como “omissão do nome de Rui Moreira entre as opções apresentadas aos inquiridos”, “omissão da sigla” e “adulteração do símbolo” do movimento.

“O mais gritante tem a ver com a omissão do nome de Rui Moreira entre as opções apresentadas aos inquiridos, quando este faz parte da designação oficial da candidatura e do boletim de voto. Aos inquiridos era mesmo colocada a questão ‘Em que partido vota’, embora a Universidade Católica oculte, nos seus relatórios, a forma como formulou a questão aos inquiridos. A sigla foi também omitida e o símbolo foi adulterado. Mas não ficamos por aqui, no que restou da designação da candidatura de Rui Moreira na simulação de boletim que era apresentado, a própria descrição do nome da candidatura contém erros”, denunciou Rui Moreira.

E acrescentou outro exemplo de “erro grosseiro”: “A Universidade Católica chegou ao cúmulo de apresentar como opção de voto uma segunda candidatura independente que não existe, também com a palavra ‘Porto’ na designação, apresentando 10 opções aos seus inquiridos, quando apenas nove se apresentam a eleições”.

A sondagem em causa foi divulgada por “RTP, Antena 1 e JN”, que o movimento Porto, o Nosso Partido convida “a publicarem de imediato, na íntegra, os relatórios finais do trabalho que lhes foi vendido pela Universidade Católica, o que demonstrará que o que estamos a afirmar corresponde à verdade”.

Na sondagem da Católica, Rui Moreira surge em empate técnico com Manuel Pizarro (PS),  uma “enorme discrepância para todas as outras [sondagens] conhecidas e publicadas até agora”, acrescentou o candidato e atual presidente da Câmara do Porto.

Perante esta “inaceitável tentativa de manipulação da opinião pública”, Rui Moreira exige que os reguladores – CNE e ERC – “tomem as medidas que se impõem” contra estes “truques e manobras”.

Em destaque

Subir