Mundo

Monty Python chegam às eleições nas Canárias

PP_FPJ_2_900x450

A poucos dias das eleições regionais no estado espanhol, multiplicam-se grupos, grupinhos e grupúsculos de libertação nas Canárias. Calma, não é nenhuma onda terrorista, é apenas um movimento no Facebook, inspirado no filme dos Monty Python “A Vida de Brian”.

Tal como no filme, tudo começou pela Frente Popular da Judea (das Canárias), contrariando a União Popular da Judeia. O perfil foi criado no passado dia 8 e passados dois dias surgiu a primeira candidatura – a de Brian, naturalmente – e a primeira dissidência. Insatisfeito com o caminho da FPJ, nomeadamente a existência de um líder – a personagem dos Monty Python, Brian — um grupo de militantes decidiu criar a Frente Judaico Popular das Canárias (ou pelo menos a sua página do Facebook). Entretanto, aparecem mais uma série de páginas de dissidentes e apoiantes.

Surgiu entretanto a Frente Popular da Judea em Barcelona e em Madrid, e até em Portugal: dia 18 nasceu a Frente Popular da Judeia Reconstituído – Batalhão Viriato. E a última facção conhecida a aparecer Frente do Povo Judaico – Comando Suicida foi, obviamente, a primeira a desaparecer. Contudo, no cenário onde decorre este combate político-humorístico, no Facebook esta facção tem mais seguidores do que o oficial e um dos eventos vencedores Partido Popular das Canárias.

Domingo, haverá eleições na maioria das regiões espanholas (exceção do Euskadi, Galiza e Catalunya) e para todas as câmaras municipais. As grandes decisões passam por Madrid e Barcelona, onde as novas forças Podemos e Cidadãos serão decisivas para saber quem governa. Os votos nas novas forças políticas podem também acabar com as maiorias absolutas que existem atualmente na maioria das regiões.

O vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=gb_qHP7VaZE

Em destaque

Subir