Mundo

E se a sua moeda de um cêntimo valesse milhares de euros?

Tem na carteira moedas de um cêntimo? Observe-as, porque podem ter um detalhe que faz toda a diferença.

Erros de cunhagem não são muito comuns, mas acontecem. Transformam as moedas em peças raras e os colecionadores vorazes e os especialistas em numismática conferem um valor apreciável a estas peças.

No ano de 2002, em Itália, a Casa da Moeda cometeu um desses erros e emitiu moedas de um cêntimo com o mesmo diâmetro das moedas de dois cêntimos.

Essas mesmas moedas apresentam outro erro. Numa das faces, em vez do Castel del Monte (de Andria), apresentam a Mole Antonelliana (de Turim).

O Ministério Público local realizou uma investigação e detetou que o engano tinha sido propositado, com um funcionário da Casa da Moeda italiana a realizar aquela manobra precisamente para retirar lucros da emissão adulterada.

As autoridades determinaram a recolha das moedas, mas não conseguiram reaver todas elas. Daí que a moeda com duplo erro e ordem de recolha se tenha tornado ainda mais rara.

É pouco provável algumas delas tenham ido parar à sua carteira, mas… quem sabe?

Não é fácil determinar o valor das moedas de um cêntimo com aquelas caraterísticas, mas algumas informações relevantes a ter em consideração.

Desde logo o facto de um leilão em Turim ter seis exemplares, a 2500 euros como base de licitação. Um deles foi arrematado por 6600 euros.

De certeza que, depois de ler este artigo, vai olhar com atenção todas as moedas de cêntimo que passarem pelas suas mãos.

Em destaque

Subir