País

Militares da GNR apoiam idosos isolados em tempo de frio

A Guarda Nacional Republicana (GNR) montou um plano de apoio a cerca de 50 mil idosos, em todo o território nacional, para averiguar se os que vivem em isolamento estão protegidos para o frio.

Esta grande operação da GNR destina-se a idosos mais vulneráveis, em isolamento social e residentes em zonas do território de acesso mais complicado.

Os militares vão averiguar casos potencialmente perigosos e, segundo informa a TSF, dar “conselhos úteis” aos mais vulneráveis, ao mesmo tempo que verificam “se as pessoas estão preparadas para o frio que se avizinha”.

A GNR irá destacar 400 militares para esta missão, que surge numa altura em que o tempo está frio e se prevê uma nova descida de temperaturas,

“Em casos mais extremos, a GNR vai encaminhar as pessoas para as entidades de saúde necessárias”, explica o porta-voz da GNR, Bruno Marques, em declarações à TSF.

Entre os conselhos destaca-se os cuidados a ter com usos de lareiras, ou outros equipamentos para aquecer o ambiente.

Refira-se que, de acordo com previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, nos próximos dias alguns distritos terão temperaturas negativas, entre -1 e -4 graus.

Estas condições climatéricas levaram já a Câmara do Porto a tomar medidas, abrindo as portas do metro da cidade aos sem-abrigo.

Braga, Bragança, Vila Real, Guarda, Leiria, Viseu, Évora e Portalegre serão os distritos mais afetados pelo frio.

Em destaque

Subir