Mundo

Milhares de contas do ‘Twitter’ com ligações à Rússia ajudaram Jeremy Corbyn

Milhares de contas da rede social ‘Twitter’ com ligações à Rússia lançaram mensagens de apoio ao candidato do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, na campanha das últimas eleições legislativas no Reino Unido, avança hoje o “The Sunday Times”.

Uma investigação deste jornal diz que um estudo realizado com a colaboração da Universidade de Swansea, no País de Gales, identificou uma rede de 6.500 utilizadores do ‘Twitter’, nas semanas que antecederam os comícios de junho de 2017, a atacar o Partido Conservador e a difundir mensagens favoráveis a Corbyn que chegaram “a milhões de eleitores”, escreve a agência de notícias espanhola EFE.

A maioria das contas “pode ser identificada claramente como robots, conhecidos como ‘bots'”, que se encobrem atrás de nomes femininos, em inglês, “criados em massa para bombardear o público com mensagens políticas”, conta o diário inglês.

Cerca de 80 por cento destas contas automáticas foram criadas pouco antes das eleições em que a primeira-ministra, Theresa May, perdeu a maioria absoluta que mantinha até então, ao obter 42,4 por cento dos votos contra os 40 por cento de Jeremy Corbyn.

Esta rede de contas do ‘Twitter’ lançou mensagens de forma massiva, elogiando os trabalhistas e criticando os conservadores, a 18 de maio do ano passado, quando Theresa May apresentou o seu programa eleitoral, adianta ainda o “The Sunday Times”.

Em destaque

Subir