Nas Notícias

Mil euros por uma noite em saco-cama para ver o Papa Francisco em Fátima

Os apartamentos que ainda sobram para a visita do Papa Francisco a Portugal apresentam preços estonteantes. Há mesmo quem tenha concordado em arrendar uma noite em saco-cama por cerca de mil euros.

No dia 12 de maio, o Papa chega a Fátima, às 18h00, deixando Portugal no dia seguinte, após um almoço com os bispos portugueses.

Numa página de reservas online, uma casa de hóspedes situada no centro da cidade, um edifício de cinco andares, com 40 quartos e apartamentos, sugeria uma noite para dois adultos em “quarto duplo económico”, somente para os dias da visita do Papa, numa estadia em saco-cama, por 992 euros. Contudo, já não havia vagas disponíveis.

No entanto, a mesma casa de hóspedes informa que para a noite de 12 para 13 de maio, com lugares disponíveis, um quarto para duas pessoas com casa de banho partilhada por 1 192 euros.

Existem ainda outras opções, como alojamento triplo ou um apartamento para 10 pessoas, com os preços a variar entre os 2300 e 6000 euros. Ou então se preferir uma cama num dormitório de seis pessoas, com casa de banho partilhada, o valor por noite fica pelos 500 euros, subindo para os 600 euros se pretender ter casa de banho privativa.

Mas se compararmos os preços dos quartos no fim de semana anterior à chegada do Papa, os valores caem acentuadamente: variam entre 40 e 60 euros, o apartamento para 10 pessoas fica a 500 euros e o quarto dupla passa a ficar pelos 120 euros.

Carlos Cabecinhas, o reitor do Santuário de Fátima, apelou no início do mês para que não houvesse uma especulação dos preços com a visita papal.

Apesar do apelo, pelo menos duas unidades hoteleiras mais modernas têm preços que chegam a ser 40 vezes maiores do que as tarifas normais. Os dois hotéis de quatro estrelas têm quartos duplos por 2150 e 2500 euros, tendo já registado mais de três dezenas de reservas nos últimos dois dias.

Como a maioria das reservas para estes dias de maio não é reembolsável, se alguém decidir cancelar a visita a Fátima terá de pagar a reserva na totalidade.

Os preços das dormidas não se fazem sentir apenas em Fátima, como também na área circundante, visto que a visita papal faz crescer os negócios entre particulares que partilham as suas propostas na Internet, com quartos em moradias em Fátima, em Minde, Caxarias, Entroncamento e na praia de Vieira de Leiria, onde os preços variam entre os 300 e mil euros diários, algumas com direito a transporte em viatura própria do proprietário até Fátima.

Num destes anúncios feitos online, um homem alega ter reservado e pago três quartos num hotel de três estrelas em Alcobaça, que fica a 40 quilómetros de Fátima, por 205 euros cada “dado a visita do Papa a Portugal”.

“Infelizmente não poderei estar presente e nesse sentido cedo os três quartos duplos pelo preço a que fiz a reserva”, no total de 615 euros, anuncia.

Em destaque

Subir