Motociclismo

Miguel Oliveira segundo em Barcelona encurta diferença para o líder de Moto 2

Apesar de largar apenas da 17ª posição para o Grande Prémio da Catalunha de Moto2, Miguel Oliveira voltou a ‘fazer das suas’ e na corrida protagonizou uma enorme recuperação que o levou até à segunda posição final.

Enquanto Fabio Quartararo se impôs partindo da ‘pole position’, o piloto português da Red Bull KTM Ajo voltou a mostrar o que vale na corrida, protagonizando várias ultrapassagens nas primeiras voltas que rapidamente o guindaram à segunda posição, atrás do líder.

Depois, e face à oitava posição que na altura ocupava o líder do campeonato, Francesco Bagnaia, Miguel Oliveira preferiu arriscar e não atacar Quartararo e assim garantir os pontos da segunda posição e assim encurtar a diferença para o italiano da VR46, de apenas 19 anos.

Logo a seguir dá-se um episódio insólito. Já depois de cortar a meta, e quando saudava o público, a KTM # 44 do piloto português foi colhida por Simone Corsi, provavelmente desatento ao facto da corrida ter terminado e ele próprio ter levado a bandeira de xadrez. Felizmente Miguel Oliveira nada sofreu subindo alegremente ao pódio, enquanto o transalpino saiu ligeiramente combalido e passou pela clínica do circuito, para observação.

“Sabíamos que seria uma corrida com bastante calor e que iria dificultar bastante a aderência, tanto do pneu de trás como o dianteiro. Mas depois do ‘warm-up’ experimentamos uma afinação de amortecedor de trás e felizmente foi uma mudança muito positiva e no bom sentido”, assinalou Miguel Oliveira após a prova.

O piloto de Almada destacou ainda: “O importante para mim era não cometer erros, sair bem e controlar os meus adversários diretos no campeonato. Consegui fazê-lo com sucesso. Não tinha o andamento do Quartararo, mas tentei não stressar e gerir a minha distância para o terceiro classificado e no final pude acabar em mais um pódio. O que me deixa muito satisfeito”.

Sobre o incidente ocorrido após o final da prova, Miguel Oliveira refere apenas: “Felizmente parece que ambos estamos bem e sem consequências físicas”. Para o piloto português agora o importante é “continuar nesta linha e desenvolver um trabalho” que lhe permita ser mais rápido nas qualificações, “para que não saia tanto atrás na grelha de partida”.

Classificação

1º Fabio Quartararo (Speed Up) 38m22,059s

2º Miguel Oliveira (KTM) + 2,492s

3º Alex Marquez (Kalex) + 3,485s

4º Marcel Schrotter (Kalex) + 4,398s

5º Xavi Vierge (Kalex) + 4,687s

6º Brad Binder (KTM) + 7,637s

7º Lorenzo Baldassarri (Kalex) + 7,724s

8º Francesco Bagnaia (Kalex) + 10,611s

9º Sam Lowes (KTM) + 13,909s

10º Iker Lecuona (KTM) + 15,124s

 

 

Em destaque

Subir