Ciência

A Microsoft quer erradicar o cancro numa década

O projeto Hanover, desenvolvido pela Microsoft e pela Knight Cancer Institute (EUA), recorre à inteligência artificial para curar o cancro. O objetivo é ambicioso, a meta também: numa década, acabar com a doença do século.

A Microsoft desenvolveu uma parceria com o Knight Cancer Institute, da Universidade de Oregon (EUA), para acabar com o cancro durante a próxima década.

Este ambicioso projeto será implementado ao longo dos próximos 10 anos, recorrendo a técnicas de inteligência artificial, que permitirá aos médicos encontrar a cura para a doença do século.

Os investigadores da Microsoft e do Knight Cancer Institute vão procurar combinações de medicamentos eficazes no combate à leucemia mielóide aguda (LMA), a mais comum das leucemias na idade adulta.

Do ponto de vista da gigante informática, as células cancerígenas são vistas do mesmo modo como um vírus de um computador. A Microsoft pretende fazer um acompanhamento do material genético, reprogramando-o, sempre que a doença ataca.

Para o efeito, está a ser desenvolvida uma unidade de computação biológica, em que as células habitam num ambiente orgânico e computacional, como forma de ajudar os investigadores.

Na visão da Microsoft, o cancro pode ser combatido do mesmo modo como se elimina um vírus, gerando um código (neste caso, genético) que o elimine.

O projeto pretende complementar o profundo trabalho desenvolvido pelas comunidades médica e científica, no combate à doença.

“As ares da biologia e da informática são como o queijo e a faca. Os complexos processos que ocorrem nas células apresentam muitas semelhanças com os processos que ocorrem num computador”, realça Chris Bishop, responsável do laboratório da Microsoft em Cambridge, no Reino Unido.

Cancro_Celulas_Cancerigenas_900Refira-se que esta não é a primeira vez que a Microsoft entra na área da saúde. Já o fez por diversas vezes e concedeu apoios financeiros à Fundação Bill e Melinda Gates.

Saliente-se também que a IBM também já avançou com um projeto semelhante – o projeto Watson Oncology – que junta os dados de cada paciente com as informações obtidas pelas diferentes pesquisas.

A inovadora metodologia que a Microsoft vai desenvolver também terá em consideração uma lógica de tratamento mais centrada no indivíduo.

Em destaque

Subir