Tecnologia

Microsoft: Espaço gratuito no OneDrive vai ser limitado

limitaçao_onedrive_microsoftA Microsoft vinha anunciando, desde o ano passado, que o espaço disponibilizado gratuitamente no OneDrive – a cloud da Microsoft – seria reduzido para apenas 5GB. Em causa estaria o abuso de vários utilizadores, quer em termos de espaço ocupado, que chegou aos 2TB, quer no conteúdo que os mesmos estavam a armazenar – conteúdo pirateado.

Por esse e por outros motivos, a marca de Redmond anunciou o corte no espaço mínimo que oferecia até agora, que passará dos 15GB + 15GB (para utilizadores que possuem um Windows Phone e façam o backup automático das fotografias e vídeos) passando para apenas 5GB.

Utilizadores que tinham assinatura no Office 365 tinham espaço ilimitado no OneDrive. Foi, aliás, devido a esses utilizadores que a Microsoft passou a impor limitações na cloud, mesmo para esses utilizadores.

No entanto, o corte de espaço não foi efetuado de for abrupta, tendo a marca de Redmond dado um tempo aos utilizadores, quer para os mesmo se adaptarem às novas regras ou, simplesmente, assinar o Office 365 e obterem 1TB de armazenamento no OneDrive.

Esse tempo está a chegar ao fim. Ao que se sabe, a Microsoft já começou a notificar os utilizadores sobre a redução de espaço, explicando ainda, que os ficheiros que ultrapassem os 5GB de armazenamento poderão ser visualizados até abril de 2017. Findo esse prazo, os utilizadores terão de fazer backup dos seus dados para outro sistema, ou como a marca quer, assinar o Office 365.

Se a Microsoft tem motivos para reduzir o espaço de armazenamento aos utilizadores que não adquirem produtos da marca, o mesmo não se pode dizer dos utilizadores do Windows Phone.

Com que olhos um utilizador que comprou um smartphone da marca (Lumia) vai olhar para a Microsoft quando o espaço que a marca oferece na cloud (5GB) nem chega para fazer backup do aparelho (que anda na casa dos 16GB de armazenamento)?

Em destaque

Subir