Nas Notícias

MI6 está a recrutar a nova geração de espiões

O SIS – ‘Secret Intelligence Service’, instituição mais conhecida por MI6, isto é, os serviços secretos britânicos, está à procura da nova geração de espiões.

Foi lançada uma campanha de recrutamento nas salas de cinema britânicas. No anúncio, intitulado “Esta mulher poderia”, vemos uma jovem de etnia não especificada em várias situações do quotidiano, onde demonstra ter as capacidades para ser uma espia, como a inteligência emocional e a habilidade para lidar com diferentes tipos de pessoas.

“Esta mulher não trabalha para o MI6. Mas poderia”, este é o slogan da campanha que aparece no vídeo.

No entanto, de acordo com a BBC, quem quiser “licença para matar não deve perder o seu tempo com a candidatura”, uma vez que atualmente estamos perante uma guerra tecnológica.

“Existe por aí uma noção de que queremos um Daniel Craig [ator que interpretou o agente secreto James Bond] ou um Daniel Craig bombado [musculado] ”, afirmou a chefe de recrutamento do MI6, que foi identificada apenas como Sarah, em declarações ao jornal britânico ‘The Guardian’.

Agora, o objetivo do MI6 é afastar a ideia que o público criou com os filmes de James Bond, que acabou por se tornar um estereótipo ilusório. Deste modo, a instituição pretende que o anúncio consiga “atrair pessoas que excluíram uma carreira no MI6 devido a conceções erradas”.

O chefe dos recursos humanos da organização, identificado apenas como Mark, explicou ao ‘The Guardian’ que a estratégia passa por recrutar pessoas de diferentes camadas da sociedade britânica, com preferência para mulheres e minorias étnicas, para corrigir a falta de pessoal deste género na empresa.

O método tradicional, que é usado há décadas para recrutar, conhecido como “tocar no ombro”, deixará de ser usado apenas nas Universidades de Oxford e Cambridge. Segundo Mark, “o recrutamento acontecerá em diversas organizações”.

Tambem serão usados outros métodos, como a realização de testes para avaliar a capacidade de persuasão e sociabilidade do candidato.

O anúncio dos serviços secretos britânicos estará disponível nas salas de cinema, durante um mês, por todo o Reino Unido.

Em destaque

Subir