Nas Notícias

Meteorologia: Tempo vai ficar mais frio

O sol vai continuar a pairar em Portugal, mas as temperaturas vão descer nos próximos dias. O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) antecipa uma descida entre quatro a oito graus Celsius, por causa de uma massa de ar polar, que vai provocar também um aumento da intensidade do vento.

A meteorologista Maria João Frada, do IPMA, antecipa, sobretudo, para quinta-feira uma queda das temperaturas e para sexta um dia “muito frio”.

“Vamos ter uma alteração significativa do estado do tempo. Até ao início da manhã as temperaturas mantêm-se como estão hoje, mas gradualmente vamos começar a sentir uma descida da temperatura, sobretudo da máxima”, disse à agência Lusa.

“Ou seja, durante a tarde de quinta-feira vamos ter mais frio do que de manhã. A temperatura máxima vai descer entre dois e quatro graus, mas na sexta-feira a descida ainda será maior: entre dois e oito graus e atingirá às máximas e mínimas.”

Já na quinta-feira, nas regiões do Norte e Centro, podem ocorrer aguaceiros ou chuviscos.

“Mas o mais importante é que após a passagem da superfície frontal temos a entrada de uma massa de ar polar que vai trazer já um cheirinho a outono. As temperaturas baixam e a intensidade do vento aumenta”, salientou.

De resto, para sexta-feira Maria João Frada prevê um dia “muito frio”.

“Na origem de tudo isto está a influência de um anticiclone que está a nordeste dos Açores que se estende em crista até ao território do continente. No entanto, a partir do final da manhã de quinta-feira, a crista vai estender-se até à Islândia e começamos a ter a entrada de uma massa de ar polar mais fria, mais seca, que vai passar a uma superfície frontal fria de fraca atividade.”

Temperaturas mínimas

No que toca a temperaturas mínimas, o IPMA diz que estas “vão variar entre os seis e os oito graus nas regiões do litoral, entre os 11 e os 15 graus no interior do Alentejo, e 15/16 graus no Algarve”, com o final de semana a não variar muito as condições climatéricas que se vão assistir nos próximos dias.

Em destaque

Subir