Nas Notícias

Meteorologia: Tempo vai ficar mais frio

O sol vai continuar a pairar em Portugal, mas as temperaturas vão descer nos próximos dias. O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) antecipa uma descida entre quatro a oito graus Celsius, por causa de uma massa de ar polar, que vai provocar também um aumento da intensidade do vento.

A meteorologista Maria João Frada, do IPMA, antecipa, sobretudo, para quinta-feira uma queda das temperaturas e para sexta um dia “muito frio”.

“Vamos ter uma alteração significativa do estado do tempo. Até ao início da manhã as temperaturas mantêm-se como estão hoje, mas gradualmente vamos começar a sentir uma descida da temperatura, sobretudo da máxima”, disse à agência Lusa.

“Ou seja, durante a tarde de quinta-feira vamos ter mais frio do que de manhã. A temperatura máxima vai descer entre dois e quatro graus, mas na sexta-feira a descida ainda será maior: entre dois e oito graus e atingirá às máximas e mínimas.”

Já na quinta-feira, nas regiões do Norte e Centro, podem ocorrer aguaceiros ou chuviscos.

“Mas o mais importante é que após a passagem da superfície frontal temos a entrada de uma massa de ar polar que vai trazer já um cheirinho a outono. As temperaturas baixam e a intensidade do vento aumenta”, salientou.

De resto, para sexta-feira Maria João Frada prevê um dia “muito frio”.

“Na origem de tudo isto está a influência de um anticiclone que está a nordeste dos Açores que se estende em crista até ao território do continente. No entanto, a partir do final da manhã de quinta-feira, a crista vai estender-se até à Islândia e começamos a ter a entrada de uma massa de ar polar mais fria, mais seca, que vai passar a uma superfície frontal fria de fraca atividade.”

Temperaturas mínimas

No que toca a temperaturas mínimas, o IPMA diz que estas “vão variar entre os seis e os oito graus nas regiões do litoral, entre os 11 e os 15 graus no interior do Alentejo, e 15/16 graus no Algarve”, com o final de semana a não variar muito as condições climatéricas que se vão assistir nos próximos dias.


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir