Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para segunda-feira

A previsão do estado do tempo nesta segunda-feira, dia 8 de janeiro de 2018, antecipa “períodos de céu muito nublado” e “vento do quadrante norte”. Para os Açores são antecipados “períodos de chuva geralmente fraca, passando a aguaceiros para a noite”. A Madeira pode esperar “céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se muito nublado a partir do final da manhã”.

De acordo com informação das meteorologistas Ângela Lourenço e Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, nesta segunda-feira, são esperados “períodos de céu muito nublado, temporariamente pouco nublado ou limpo entre o meio da manhã e o meio da tarde”, acompanhados pela “possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas regiões do interior e na faixa costeira ocidental até meio da manhã, que serão de neve acima de 1000/1200 metros de altitude”.

Os especialistas do tempo antecipam ainda a “formação de gelo ou geada, em especial nas regiões do interior”.

Quanto ao vento, este será “fraco, soprando moderado (até 35 km/h) do quadrante norte no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas das regiões centro e sul até meio da manhã”.

Nas regiões do norte, o IPMA antecipa “períodos de céu muito nublado, temporariamente pouco nublado ou limpo entre o meio da manhã e o meio da tarde”, com a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos”.

O vento será “fraco”.

Na zona sul, o IPMA antecipa um cenário idêntico, com “períodos de céu muito nublado, temporariamente pouco nublado ou limpo entre o meio da manhã e o meio da tarde”, com a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos”.

O vento será “moderado (15 a 25 km/h) de noroeste, tornando-se fraco a partir do meio da manhã”

Madeira e Açores

Para a região dos Açores é antecipado “céu geralmente muito nublado”e “períodos de chuva fraca ou chuvisco, passando a aguaceiros fracos para a noite”

Na Madeira, o IPMA antecipa a “possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco
a partir da tarde” e “vento fraco (inferior a 15 km/h)”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental terá ondas de “de noroeste com 3,5 a 4,5 metros,
diminuindo gradualmente para 1,5 a 2,5 metros”. A temperatura da água do mar será entre “13/15ºC”.

Na costa sul, haverá ondas de “sudoeste com um metro”. A temperatura da água do mar deverá rondar os “16ºC”.

Em destaque

Subir