Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para esta quinta-feira

A previsão do estado do tempo para esta quinta-feira, dia 14 de setembro de 2017, antecipa vento forte no litoral e nas terras altas e uma descida da temperatura máxima.

De acordo com informação da meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, nesta quinta-feira, está previsto “céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral Norte e Centro até meio da manhã e com ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco”.

O IPMA dá conta ainda da possibilidade de ocorrência de “neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais” e uma “descida de temperatura, em especial da máxima e nas regiões do interior”. Uma massa de ar polar irá fazer cair as temperaturas em Portugal (ver aqui).

O vento será “fraco a moderado (até 25 km/h) de noroeste, tornando-se moderado (20 a 30 km/h) a partir da manhã, e moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral oeste e nas terras altas a partir da tarde, por vezes com rajadas até 60 km/h”.

Nas regiões do norte, o IPMA espera”céu muito nublado e com ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo a partir do meio da manhã”, acompanhado de “neblina ou nevoeiro matinal” e “descida da temperatura máxima”. O vento será “fraco, tornando-se moderado (até 25 km/h) de noroeste a partir da manhã e moderado a forte (30 a 40 km/h) a partir da tarde, por vezes com rajadas até 60 km/h”.

Nas regiões do sul, o IPMA prevê “céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se pouco nublado ou limpo a partir da tarde”, acompanhado de uma “descida da temperatura máxima”. O vento será “moderado (20 a 30 km/h) de noroeste, tornando-se moderado a forte (30 a 40 km/h) a partir da tarde, por vezes com rajadas até 60 km/h”.

Madeira e Açores

Para a região dos Açores, estão previstos “períodos de céu muito nublado com abertas”.

Na Madeira, o IPMA antecipa “períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira a partir do meio da manhã”, acompanhado da “possibilidade de ocorrência de aguaceiros nas vertentes norte e terras altas até meio da manhã”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental deverá ter ondas de “noroeste com 1,5 a 2,5 metros, aumentando gradualmente para 2,5 a 3,5 metros a partir da tarde” e a temperatura da água do mar rondará os “16/17ºC”.

Na costa sul, haverá ondas de “sudoeste inferiores a um metro, temporariamente um a 1,5 metros durante a tarde” e a temperatura da água do mar a rondar os “19/21ºC”.

Em destaque

Subir