Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para quarta-feira

A previsão do estado do tempo nesta quarta-feira, dia 29 de novembro de 2017, antecipa “céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo de norte para sul”. Para os Açores e Madeira estão previstos períodos de “chuva e aguaceiros”.

De acordo com informação das meteorologistas Ângela Lourenço e Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, nesta quarta-feira, são esperados “períodos de chuva ou aguaceiros nas regiões centro e sul até ao meio da tarde, com possibilidade de ocorrência de trovoada no Baixo Alentejo e Algarve”.

Os especialistas do tempo antecipam ainda a possibilidade de “formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais”, “formação de geada em alguns locais do interior da região norte” e “pequena descida de temperatura, em especial da mínima”.

Quanto ao vento será “em geral fraco do quadrante norte, tornando-se gradualmente moderado (até 35 km/h) no litoral oeste e moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas das regiões norte e centro”.

Nas regiões do norte, o IPMA espera “céu pouco nublado ou limpo”, acompanhado de “pequena descida da temperatura”.

O vento será “fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, tornando-se fraco do quadrante norte para o final do dia”.

Na zona sul, o IPMA antecipa céu “geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo” e “períodos de chuva em geral fraca até ao meio da manhã”.

Existe ainda a possibilidade de “formação de neblina ou nevoeiro matinal” e é esperada uma “pequena descida da temperatura mínima”.

O vento será “em geral fraco do quadrante norte, tornando-se gradualmente moderado (até 30 km/h)”.

Madeira e Açores

Para a região dos Açores, está previsto “céu geralmente muito nublado” e “períodos de chuva”.

Na Madeira, o IPMA antecipa “céu muito nublado” e “períodos de chuva ou aguaceiros”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental a norte do cabo Raso terá “ondas de noroeste com 1,5 a dois metros, aumentando gradualmente para dois a três metros”. A costa ocidental a sul do cabo Raso terá “ondas de sudoeste de um a 1,5 metros, passando a ondas de noroeste com 1,5 a dois metros”. A temperatura da água do mar será entre “15/18ºC”.

Na costa sul, haverá ondas de “sudoeste com um a 1,5 metros”. A temperatura da água do mar deverá rondar os “19/20ºC”.

Em destaque

Subir