Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para o fim de semana prolongado

A previsão do estado do tempo para o fim de semana prolongado não antecipa chuva para o continente, mas deverá ter (muito) frio. Para os Açores está prevista “chuva pontualmente forte”, enquanto que a Madeira pode esperar uma “pequena descida da temperatura máxima”.

De acordo com informação do meteorologista Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, neste fim de semana prolongado, são esperadas temperaturas baixas.

As zonas mais afetadas pela vaga de frio são as regiões da Beira Alta e Trás-os-Montes. Nestes locais, as mínimas devem variar entre -5 e 0 graus, ao passo que as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 10 graus.

O IPMA avisa ainda para a possibilidade de “formação de geada, em especial nas regiões do interior”.

Quanto ao vento será “em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado (20 a 35 km/h) na faixa costeira ocidental durante a tarde, e sendo moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 70 km/h, nas terras altas”.

Nas regiões do norte, o IPMA espera “céu pouco nublado ou limpo”. O vento será “em geral fraco do quadrante norte, soprando temporariamente moderado (20 a 30 km/h) durante a tarde”.

Na zona sul, o IPMA antecipa céu “pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade durante a tarde”.

O vento será “fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante norte”.

Madeira e Açores

Para a região dos Açores, está prevista “chuva contínua e pontualmente forte.”

Na Madeira, o IPMA antecipa “céu muito nublado” e “períodos de chuva”, acompanhados de “pequena descida da temperatura máxima”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental terá ondas de “noroeste com um a dois metros”. A temperatura da água do mar será entre “15/18ºC”.

Na costa sul, haverá ondas de “sudoeste inferiores a um metro”. A temperatura da água do mar deverá rondar os “20ºC”.

Em destaque

Subir