Nas Notícias

Meteorologia: Previsão do tempo para o fim de semana

A previsão do estado do tempo para o fim de semana antecipa calor de verão (temperaturas máximas a variar entre os 20 e os 30 graus Celsius) neste que é o primeiro fim de semana de outono. O céu poderá apresentar nebulosidade e poderá ocorrer vento fraco.

De acordo com informação do meteorologista Bruno Café, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), para o continente, no final de semana, está previsto “céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade em especial nas regiões montanhosas” e “neblina ou nevoeiro matinal”.

O IPMA dá conta também da previsão de “vento fraco no litoral oeste e moderado nas terras altas”. Está prevista ainda uma “pequena subida das temperaturas mínimas nas regiões montanhosas e descida da máxima na região norte”.

Os responsáveis da meteorologia antecipam que, no domingo, “poderão ocorrer aguaceiros no final do dia na região norte”.

Madeira e Açores

Para a região dos Açores estão previstos “períodos de céu muito nublado com abertas”, no final de semana.

Na Madeira, nos próximos dias, os especialistas do tempo antecipam “períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado nas vertentes sul a partir da manhã”.

Para o fim de semana, o IPMA não prevê nenhuma situação meteorológica de risco.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental deverá ter ondas de “noroeste com um a dois metros” e a temperatura da água rondará os “15/16ºC”.

Na costa sul, ondas de “sudoeste inferiores a um metro, passando a ondas de sueste”. A temperatura da água do mar rondará os “18/19ºC”.

Arranque do outono

O equinócio de outono estende-se desta sexta-feira (21:02 em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira e às 20:02 na Região Autónoma dos Açores) até ao dia 21 de dezembro às 16:28 em Portugal continental, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa.

Em destaque

Subir