Apresentações/Novidades

Mete-se quatro turbos numa BMW Série 5 e tem-se uma M550d

A BMW lançou aquela que pode ter a derradeira máquina em termos de carrinhas desportivas; a M550d xDrive, dotada de um incrível motor 3,0 litros com quatro turbocompressores (dois deles de alta pressão), que anuncia 400 cv de potência e um binário máximo de 760 N.

Trata-se de um bloco (V8 Fighter) que evolui do anterior motor, cuja maior novidade é a inclusão de dois novos turbo de baixa pressão, que se mantêm ativos durante a condução, respondendo de imediato a qualquer solicitação do condutor.

Embora possua uma estética agressiva, a verdade é que só de perto se deteta que esta Touring tem uns ‘pozinhos’ mais do que qualquer outra carrinha da BMW.  O M chama a atenção e alguns detalhes dos pára-choques, ‘saias’ laterais, o difusor traseiro e as próprias jantes de 19 polegadas montadas em pneus 245/40 e 275/40, sobressaem do conjunto. As capaas dos espelhos e as saídas laterais são pintadas em cinzento.

A altura ao solo desta M550d xDrive também denuncia que as suspensões M Suspension Profissional – com controlo Dinâmico de Amortecimento – foram alvo de intenso trabalho, que baixa 10mm para melhorar o centro de gravidade e a rigidez torsional. A direção é integral ativa M, letra que também tipifica o sistema de travagem e de escape.

Mas há muitas coisas que estão é mesmo ‘escondidas’ lá dentro, como os bancos desportivos, o volante específico M com patilhas para o comando da caixa de velocidades, revestimentos em pele e alcântara, aplicações em alumínio e soleiras das portas com a inscrição ‘M550d’.

A caixa automática de oito velocidades possui afinação específica M Performance, de modo a aproveitar ao máximo a potência do propulsor que ‘mora’ sob o capot. Isso vê-se pelas acelerações que permite – dos 0 aos 100 km/h demora 4,6s. Isto sem comprometer o consumo e o ambiente – 6,2 litros a cada 100 km e 154 g/km de CO2.

Em destaque

Subir