Nas Notícias

Estes números sobre a insuficiência cardíaca devem suscitar preocupação

Cinco anos é o tempo médio de vida para 50 cento das pessoas com insuficiência cardíaca, após o diagnóstico. Trata-se de uma doença debilitante e potencialmente fatal, em que o coração não consegue bombear o sangue suficiente para todo o corpo. Há 400 mil portugueses que padecem deste problema.

O risco de sofrer de insuficiência cardíaca aumenta com a idade e, em geral, tem tendência a ser mais frequente nos homens do que nas mulheres. Cerca de 1 em 5 pessoas (20 por cento) irá desenvolver insuficiência cardíaca nalguma altura das suas vidas.

Esta doença ocorre muitas vezes devido a lesão do músculo cardíaco, o que pode acontecer após um ataque cardíaco ou outra doença que afete o coração, ou devido a uma lesão continuada e mais gradual, como acontece na diabetes, hipertensão, doença arterial coronária, colesterol elevado, consumo excessivo de álcool ou abuso de drogas.

Os sintomas como cansaço, dificuldade em respirar (dispneia), fadiga e retenção de líquidos podem surgir de forma súbita ou lentamente e agravar-se ao longo do tempo, com um impacto significativo na qualidade de vida. Estima-se que 1 em cada 4 pessoas espera mais de uma semana para procurar ajuda médica, ou nem sequer a procura, quando tem sintomas de insuficiência cardíaca.

Para aumentar o reconhecimento e conhecimento público dos sintomas da insuficiência cardíaca, e ajudar todos aqueles que vivem com esta condição a viver mais e melhor, a Fundação Portuguesa de Cardiologia esta a promover a campanha ‘Cuide da sua máquina’.

Vamos parar para pensar: a insuficiência cardíaca afeta cerca de 400 mil portugueses.

Em destaque

Subir