Mundo

Mais de metade dos adultos bebe álcool para lidar com stress, diz estudo

Um estudo desenvolvido pelo Drinkware mostra que quase 60 por cento dos adultos recorre a bebidas alcoólicas para lidar com o stress diário.

Para a realização deste estudo, os investigadores analisarem os padrões de ‘alcoolismo’ para mais de 6000 adultos do Reino Unido, com idades compreendidas entre os 18 e os 75 anos.

O estudo mostra essencialmente as várias razões que levam ao consumo de bebidas alcoólicas, com 38 por cento dos inquiridos – homens e mulheres – a confessarem o consumo para “esquecer os problemas”.

Do total de pessoas analisadas, 47 por cento admitiu o recurso à bebida para se “animarem”, enquanto 41 por cento confessou “beber ocasionalmente” quando se sentem “tristes ou nervosos”.

A investigação dava um leque de opções aos inquiridos, que deveriam escolher aquela com a qual mais se identificavam.

Aproximadamente três em cada cinco pessoas admitiam o recurso a bebidas alcoólicas para lidar com a pressão do dia-a-dia.

A diretora executiva da empresa que conduziu o estudo, Alaine Hindal, explica a razão pela qual as pessoas mais bebem nesta altura do ano.

“O mês de janeiro pode ser uma altura do ano difícil, com várias deslocações e preocupações financeiras”, refere, acrescentando que a pesquisa mostra “números preocupantes” sobre o consumo de álcool para lidar com a pressão diária.

“Embora as pessoas possam pensar que beber um copo depois de um dia difícil pode ajudá-las a relaxar, a longo prazo isso pode contribuir para sentimentos de tristeza e ansiedade e tornar mais difícil lidar com o stress”, considera, citada pelo The Independent.

Em destaque

Subir