Ciência

Messenger, a sonda da NASA que orbita Mercúrio, terá acidente fatal a 30 de abril

A sonda Messenger, que está na órbita de Mercúrio, vai ter um ‘acidente fatal’ a 30 de abril. De acordo com a NASA, a missão de observar o planeta mais próximo do Sol vai terminar nesse dia devido à gravidade: a sonda vai espatifar-se contra a superfície. Mas em 2017 será lançada outra.

Parece uma maldade, mas é o destino inevitável: depois de uma viagem de seis anos e meio e de quatro anos de trabalho, a missão da sonda Messenger vai terminar com uma explosão.

De acordo com os técnicos da agência espacial norte-americana, a Messenger, que se encontra na órbita de Mercúrio, não vai resistir à força da gravidade e, no próximo dia 30 de abril, deverá colidir contra a superfície do planeta mais próximo do Sol.

Lançada em 2004, a sonda demorou seis anos e meio a chegar a Mercúrio, que tem orbitado desde 18 de março de 2011. Mas a gravidade é uma força irresistível e, segundo as contas dos engenheiros da NASA, cativou tanto a Messenger que esta vai embater no solo a uma velocidade superior a 3,91 quilómetros por segundo.

O ‘problema’ (para os especialistas) é que a colisão vai ocorrer no ‘lado de lá’ do planeta, ou seja, não será visível a partir da Terra.

O choque será o fim de uma missão que permitiu ‘espreitar’ alguns pormenores de Mercúrio, como os abundantes depósitos de gelo que existem nas crateras polares, em zonas que nunca vêem a luz do Sol (apesar de ser o planeta mais próximo…).

Os cientistas acreditam que esta água terá chegado à boleia dos incontáveis asteróides e cometas que, durante milénios, foram embatendo na superfície mercuriana.

A Messenger serviu ainda como cobaia para testar novas tecnologias, como proteções de radiação solar direta, tanto mais que está há quatro anos na órbita do planeta mais próximo da nossa estrela.

No início de 2013, as agências espaciais europeia e japonesa deverão lançar uma outra sonda, a BepiColombo. O isolamento térmico de um dos instrumentos e parte da mecânica são da responsabilidade de uma empresa portuguesa, a Active Space Technologies.

https://www.youtube.com/watch?v=eZcja97Yb5o

Em destaque

Subir