Fórmula 1

Mercedes confirma Valtteri Bottas para 2017

ValtteriBottasNaMercedes1

Depois de semanas de especulação chegou a confirmação de que Valtteri Bottas é piloto da Mercedes no campeonato do mundo de Fórmula 1 deste ano, juntando-se a Lewis Hamilton na equipa campeã do mundo.

Este anúncio segue-se ao feito também hoje pela Williams da saída do finlandês e da sua substituição por Felipe Massa, que assim adia a sua retirada do ‘Grande Circo’.

Com o abandono do campeão em título Nico Rosberg, Bottas era o nome mais falado para o lugar, surgindo como o principal candidato, mesmo à frente de Pascal Wehrlein, que entretanto assinou pela equipa Sauber.

Foram meses de intensas negociações entre Williams e Sauber que permitiram a transferência do finlandês de 27 anos para a formação de Brackley, chegando a falar-se que ela podia não se concretizar devido a exigências por parte da equipa de Grove.

Seja o que se tiver passado, a verdade é que Massa regressou da sua anunciada (no final do ano passado) retirada de Fórmula 1, culminando um processo que se arrastara há muito.

ValtteriBottasNaMercedes2

Fala-se que Mika Hakkinen terá ajudado Toto Wollf nas negociações com a Williams e com Didier Coton, o ‘manager’ da carreira de Valtteri Bottas, que se juntou à Williams como piloto de testes em 2012, quando Wolff fazia parte da direção da equipa.

Em 2015 Bottas esteve ligado a uma possível ida para a Ferrari, depois de ter conseguido seis pódios em 19 corridas pela Williams no ano anterior, mas a equipa de Maranello optou por Kimi Raikkonen. Na época passada o finlandês apenas subiu ao pódio uma vez e a Williams ‘caiu’ para o quinto lugar no campeonato do mundo de construtores, onde foi batida pela Force India.

Para além de agradecer à Williams os tempos que por lá passou, Valtteri Bottas está sobretudo entusiasmado pela perspetiva de correr pela Williams: “São tempos muito excitantes para mim. Acho que vai demorar algum tempo para perceber o que me está a acontecer. Isto é outro sonho que me está a acontecer, correr por uma outra equipa com tão grande história. Tenho orgulho por fazer parte dela e a toda gente na Mercedes por confiar nas minhas capacidades”.

“Até agora fui bem recebido, mas tenho ainda muitas pessoas para conhecer na equipa. Estou impressionado com as suas instalações e ansioso por ficar a conhecer melhor toda a gente. Tive nove pódios na Williams. Ainda me falta a minha primeira vitória, por isso a minha primeira missão é conseguir isso. Acho que com Lewis vou fazer uma dupla forte. Respeito-o bastante como piloto e como pessoa. Toda a gente sabe quanto rápido ele é, por isso vai ser uma grande referência para mim”, sublinha o finlandês.

“Tenho a certeza que vai ser renhido mas a principal coisa vai ser trabalhar para a equipa e trabalhando em conjunto vamos ajudar a equipa o máximo que pudermos. Temos um bom ambiente e ambos vamos andar a fundo para conquistarmos outro campeonato”, afirma ainda o finlandês.

ValtteriBottasNaMercedes

 

Em destaque

Subir