Nas Notícias

Menino e Menina não entram

Apesar de eu não ter filhos, sou uma pessoa preocupada. Na mala do meu automóvel transporto sempre uma cadeirinha auto para crianças, seja para dar boleia a filhos de amigos, ou normalmente à minha afilhada. Mas a verdade é que a partir de agora menina e menino não pode entrar no meu carro, ou eu corro o risco de ser multado por ir a fumar num carro com crianças.

O governo prepara-se para multar quem fume num carro com crianças, e logo surgiram os estudos que comprovam os efeitos maléficos do tabaco na saúde de uma criança a longo prazo. Muitos dirão que estou a ser insensível ou até mesmo inconsciente, mas garanto que não. Como é lógico, não seria esforço privar-me de fumar enquanto transporto as crianças, mas esta medida despertou a minha mente para perigos dos quais eu não posso proteger.

A criança não deve estar exposta ao fumo, fumo do tabaco que normalmente atiramos pela janela, no entanto quantas vezes estamos parados num semáforo e no momento do arranque os transportes públicos atiram sem apelo nem agrado pela nossa janela a dentro uma boa bafarada negra de fumo. Como não há nenhum estudo que prove os efeitos maléficos dos gases de escape na saúde de uma criança eu decidi criar um exemplo:
– Se eu me fechar numa garagem durante 5 horas a fumar, prejudico muito a minha saúde, mas saio de lá pelo meu pé.
– Se eu me fechar numa garagem durante 5 horas com o motor do carro a trabalhar, saio da garagem dentro do saco preto do médico legista.

Concordo plenamente com a medida do governo, pena que eles ajam pelos estudos sem recorrer ao raciocínio como deveriam fazer…

Neste caso o governo está apostado em mandar no meu próprio carro, carro que eu pago para circular, que pago para que circule em scuts, que pago para que circule em auto estradas. Mas aparentemente em vez de sensibilizar eles querem mandar no que é meu. Se há o atrevimento de cruzar este risco porque não tentam mandar nos cidadãos de uma vez por todas. Será mais prejudicial fumar num carro com crianças ou uma mulher fumar durante uma gravidez?

 

Em destaque

Subir