TV

Vídeo: Menino de 6 anos escreve a Obama para ‘adotar’ refugiado sírio como “irmão”

O Presidente dos EUA recebeu uma carta de Alex, um menino de 6 anos, que quer ‘adotar’ como “irmão” Omran Daqneesh, o menino de Aleppo que se tornou viral como um símbolo das vítimas da guerra na Síria.

No mês passado, o vídeo de Omran Daqneesh no interior da ambulância, ensanguentado e coberto pela poeira do ataque aéreo que vitimou o irmão, recordou ao mundo o horror em que a Síria está mergulhada desde março de 2011.

Hoje, ao discursar nas Nações Unidas, numa reunião para debater a crise dos refugiados, o Presidente dos EUA citou um conterrâneo de 6 anos, Alex, que pretende acolher Omran Daqneesh.

Na carta, “Alex diz querer que o Omran vá viver com ele e com a família”, revelou Barack Obama: “Como ele não vai trazer brinquedos, eu partilho com ele a minha bicicleta e vou ensiná-lo a andar nela”.

“Vou ensiná-lo a somar e a subtrair. A minha irmãzinha vai colecionar borboletas e vaga-lumes com ele. Vamos brincar todos juntos. Nós damos-lhe uma família e ele torna-se nosso irmão”, acrescentou o menino norte-americano, citado pelo Presidente.

“São palavras de um menino de 6 anos. Ele ensina-nos muito”, frisou Obama, aqui entrecortado por aplausos: “A Humanidade que uma criança pode mostrar, sem ter aprendido a ser cínica nem desconfiada ou receosa quanto a outras pessoas por causa de onde são, da aparência ou da forma como rezam, de alguém que compreende como lidar com alguém que é como ele, com compaixão, com bondade… Todos podemos aprender com o Alex”.

"We will give him a family and he will be our brother," 6-year-old Alex wrote to President Obama about Omran Daqneesh, the Syrian boy rescued from the rubble in Aleppo last month. President Obama read Alex's letter at today's Leaders' Summit on Refugees.

Publicado por PBS NewsHour em Terça-feira, 20 de Setembro de 2016

Em destaque

Subir