Nas Notícias

Menina foi espancada por professor e colegas de turma por não saber ler

Um professor queniano espancou uma menina de 10 anos por não saber ler e incentivou os colegas de turma a fazer igual.

Um docente da escola primária de Mukandamia, em Nairóbi, no Quénia, espancou Joy Wangari até à morte por esta não saber ler. O professor ainda incentivou os colegas de turma a fazer igual. Entretanto conseguiu fugir e ainda não esteve perante a justiça.

Mary Wanjiku, parente de um aluno da mesma escola, relatou o incidente ao ‘Nairobi News’, explicando que “os colegas foram mandados ensiná-la a ler e deviam bater-lhe se ela não conseguisse”. Perante à incapacidade da menina em ler, o professor terá começado a bater-lhe nas costas, segundo conta Wajiku.

Após a agressão, Joy dirigiu-se ao gabinete do director do colégio, alegando que não se sentia bem, pelo que foi dispensada. A menina foi para casa, onde vivia com a avó de 86 anos, e uma vizinha diz que ela “aparentava estar muito fraca e com dores nas costas e abdómen” e que lhe havia contado que “o professor e os colegas lhe tinham batido”.

O estado de saúde da menina foi piorando ao longo dos dias, pelo que uma vizinha levou-a ao hospital. Lá, Joy “vomitava sangue” e acabou por falecer nas instalações hospitalares.

As autoridades estão agora a investigar a morte da menina, mas ainda faltam os resultados da autópsia para determinar a causa da morte. Entretanto, ninguém foi ainda detido ou acusado pelo crime.

Os pais de outros alunos da mesma escola acabaram por transferir os filhos para outras instituições de ensino. Por haver outros relatos de violência aos alunos no passado, foi organizado um protesto contra a violência por parte dos docentes da Mukandamia.

Em destaque

Subir