Tecnologia

Se o melhor da Microsoft está no iOS, por que razão trocaria um iPhone por um Lumia?

aplicacoes_windows_ios

A Microsoft tem-se esforçado por levar o melhor da sua produtividade a todas as plataformas. Windows Phone, Android e iOS são exemplos disso. Serviços como o Office 365, Translator e OneDrive estão presentes em todas as plataformas.

A ideia da Microsoft é consistente e poderia fazer todo o sentido, não fosse a marca estar a competir consigo mesma, por via do Windows Phone. A plataforma móvel da Microsoft não consegue crescer no mercado, já lá vão alguns anos desde o seu lançamento e a sua posição no mercado continua a ser muito reduzida, quase insignificante, face aos seus concorrentes.

Ao lançar os seus melhores produtos para as plataformas concorrentes, não estará a Microsoft a ‘matar’ o seu próprio sistema? A disponibilização do Office 365, Outlook, OneNote, OneDrive, entre outros, leva-nos a pensar: o que levaria alguém a adquirir um Lumia ou outro Windows Phone, se o melhor da Microsoft está no iOS.

Por via desta disponibilização da sua suite de produtividade noutras plataformas, o descontentamento dos utilizadores do Windows Phone é enorme, basta consultar os vários sites ligados a notícias da marca de Redmond.

Por exemplo, o Outlook, consegue ser mais funcional no iOS e até no Android do que no Windows Phone. Será isto compreensível para uma marca que se quer impor no mercado? Achamos que não, e a maioria dos utilizadores pensará o mesmo.

Também não será demais mencionar o facto de que o Windows Phone parece que nunca saiu de uma Beta, nem mesmo agora com o Windows 10 Mobile. Isso, aliás, ficou comprovado com o lançamento do Lumia 950, onde foi visível o software inacabado, mais uma vez!

Como se isto não bastasse, o Windows Phone carece da maioria das aplicações que estão disponíveis para o iPhone, o que leva os utilizadores a ponderar uma troca, mesmo que os produtos da Microsoft sejam mais baratos e ofereçam o mesmo desempenho.

Na verdade, um utilizador que tenha um iPhone dificilmente compraria um Lumia. Afinal de contas, se as melhores aplicações da Microsoft/Windows estão no iOS, e este sistema é mais estável do que o Windows, por que motivo alguém trocaria um iPhone por um Lumia?

 

Em destaque

Subir