Tecnologia

Meizu e OnePlus apanhadas a adulterar resultados de desempenho

O desempenho técnico dos smartphones é uma das coisas a que os utilizadores mais exigentes dão importância, recorrendo a software de testes para comparar os vários dispositivos, com a finalidade de escolher os melhores.

O que muitos utilizadores não sabem (os menos experientes) é que esses resultados podem ser adulterados pelos fabricantes e apresentar estatísticas de desempenho enganadoras. Foi isso que aconteceu no AnTuTu com a OnePlus e com a Meizu, duas fabricantes chinesas.

Segundo o XDA Developers – que fez a descoberta – a OnePlus e a Meizu adulteraram resultados de benchmarks do AnTuTu, mostrando um maior desempenho dos seus dispositivos do que aquilo que eles tinham na realidade.

Para chegar a esta conclusão, o pessoal do XDA Developers descobriu que havia um diferencial grande quando realizavam os testes no Geekbench e com uma ferramenta diferente. Estes resultados mostravam um menor desempenho do que o apresentado no AnTuTu.

Estes resultados adulterados de benchmarks no AnTuTu foram descobertos no Meizu Pro 6 Plus, no OnePlus 3 e OnePlus 3T.

Contactada pelo pessoal do XDA Developers, a OnePlus já afirmou que irá corrigir o problema numa próximo atualização, dizendo que o mesmo acontece para melhorar o desempenho de algumas aplicações.

Falta saber se esta desculpa é mesmo verdade (desconfia-se), ou se a intensão é mesmo fazer querer ao consumidor que estes dispositivos são mais poderosos do que os seus concorrentes.

Em destaque

Subir