Nas Notícias

Médicos recém-especialistas esperam pela abertura de concurso

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) apela ao Governo que ordene a abertura da contratação de médicos recém-especialistas no imediato.

Esta organização sindical diz que esta situação é “incompreensível” e que, desde maio do ano passado, que existem clínicos recém-especialistas que esperam pela abertura de concurso para os estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“É incompreensível que numa altura de caos nos serviços de urgências, estes médicos especialistas não estejam já colocados nos hospitais em que fazem mais falta, suprindo a carência de médicos que se verifica em inúmeros hospitais”, explicam o SIM, na carta ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, assinada pelo secretário-geral do SIM, Jorge Roque da Cunha.

Assumindo que o concurso deveria ter sido já aberto no ano passado, este sindicato de médicos avisa que muitos clínicos estão a optar por deixar o país ou ir para o setor privado de saúde.

“A inação de vossa excelência e das estruturas que tutela sobre esta matéria é assim diretamente responsável pelo agravamento do défice de recursos humanos que se verifica em todo o SNS”.

O SIM diz ainda que “centenas de médicos recém-especialistas poderiam estar já colocados desde há vários meses nos estabelecimentos do SNS”.

Em destaque

Subir