Nas Notícias

Médicos portugueses alertam para os perigos de comer sushi

Comer peixe cru, como sushi, poderá ter riscos para a saúde. Um caso português foi descrito no ‘British Medical Journal Case Reports’, por quatro médicos portugueses do departamento de gastroenterologia do Hospital Egas Moniz e Hospital da Luz, em Lisboa, para alertar aos cuidados necessários ao comer sushi.

O artigo fala de um homem, de 32 anos, que deu entrada na unidade hospitalar a queixar-se de fortes dores na barriga, com vómitos e febre que haviam surgido há uma semana.

Após observarem o homem, os médicos fizeram uma apalpação na zona abdominal e um exame de sangue que revelou uma inflamação.

Através de uma breve conversa, os profissionais da saúde perceberam o que homem tinha comido sushi, pelo que com recurso a uma endoscopia, os médicos verificaram que o paciente tinha um parasita alojado na parede do estômago.

As análises confirmaram que se tratava de uma anisakiasis, uma condição provocada por um parasita chamado anisakid nematodes, que ataca as paredes do estômago e dos intestinos, quando ingerimos peixe cru ou mal cozinhado que esteja contaminado.

A equipa de médicos conseguiu retirar o parasita com uma rede especial, pelo que o homem deixou de apresentar sintomas da doença.

É de salientar que o artigo foi escrito pelos médicos David Serra, Joana Carmo, Miguel Bispo e Susana Marques, onde alertam para o aumento destes casos no ocidente, visto que no Japão é já algo frequente devido aos hábitos alimentares do país.

Em destaque

Subir