Nas Notícias

Medicamentos: Sistema informático está em funcionamento, avisam as farmácias

medicamentosApós várias queixas, as farmácias revelaram que o sistema informático para dispensa de medicamentos já está a funcionar na plenitude. Basta lembrar que, segundo a Associação Nacional das Farmácias (ANF), só na terça-feira o serviço esteve quatro horas parado.

Depois dos problemas que têm vindo a ocorrer, e que mereceram vários alertas por parte das farmácias e de outras entidades (como a Ordem dos Médicos), a ANF adiantou, em comunicado, que o sistema informático para a dispensa das receita eletrónicas de medicamentos está totalmente operacional.

No mesmo texto, a entidade garantiu que vai continuar a trabalhar com o Ministério da Saúde para que “este instrumento tecnológico continue ao serviço dos portugueses e que os problemas técnicos recentes sejam definitivamente ultrapassados”.

Nos últimos dias, o sistema informático tem falhado “sistematicamente”, de acordo com vários agentes, em prejuízo de milhares de doentes, que foram a consultas e não conseguirem obter as receitas para os medicamentos, uma vez que os médicos começam a não ter vinhetas para emitir a receita manualmente.

Ainda esta semana, na terça-feira, o sistema informático terá estado parado durante quatro horas, tendo afetado o funcionamento de vários hospitais e centros de saúde, onde os médicos se viram impedidos de passar qualquer receita aos utentes.

Em destaque

Subir