Nas Notícias

Médica sugere um lápis para curar as dores de cabeça

curar dores de cabecaUma especialista em estética apontou o lápis como o melhor remédio para as dores de cabeça. O mastigar do lápis alivia a tensão nos músculos das mandíbulas, onde ‘nascem’ as dores. A receita surpreendeu outros médicos, que duvidam da eficácia deste ‘tratamento’ com o lápis.

Pode um lápis ser a cura milagrosa para as dores de cabeça? Ser ou não ser, eis a questão que agita a comunidade médica britânica.

Jane Leonard, uma especialista em estética, concedeu uma entrevista ao The Express a sugerir que pressionar o lápis com os dentes alivia os músculos da cara, pescoço e escalpe, onde ‘nascem’ as dores de cabeça.

“A maioria das pessoas aponta as têmporas como o local onde sentem mais as dores de cabeça, que são provocadas pelo stress, ansiedade, cansaço ou desgaste emocional. Isto acontece por causa dos espasmos num músculo em forma de ventoinha que atravessa as têmporas e vai até à nuca. Estes espasmos estão também relacionados com os músculos das mandíbulas e podem ser sintomas de uma disfunção da junta temporomandibular”, defendeu Jane Leonard.

Nesse sentido, ‘mastigar’ o lápis ajuda os músculos das mandíbulas a descontrair, aliviando a pressão nessa junta e, por consequência, controlando os espasmos musculares nas têmporas, curando as dores de cabeça.

A entrevista a Jane Leonard agitou a comunidade médica britânica e muitos foram os clínicos que vieram a público duvidar da eficácia da ‘terapia do lápis’.

Para Julie Sugrue, investigadora que tem analisado o impacto dos músculos faciais nas dores de cabeça, mordiscar o lápis até pode resultar porque 20 dos 36 grupos de músculos que existem na cabeça e no pescoço já foram relacionados com as dores de cabeça.

“A pressão provocada por nós nos músculos, formados por factores como a más postura ou a crescente tensão no pescoço, pode provocar dores numa área mais afastada, devido à sensibilidade dos nervos. É por essa razão que os músculos do pescoço podem provocar dores na cabeça”, argumentou.

Não há estudos que comprovem a eficácia do lápis no alívio das dores de cabeça, embora seja consensual, entre os médicos, que 80 por cento das dores de cabeça terá origem nos músculos do pescoço.

Em destaque

Subir