Apresentações/Novidades

Mazda inicia produção do novo CX-5 em Hofu

A Mazda arrancou com a produção do novo Mazda CX-5 na fábrica nº 2 de Hofu, no sul do Japão. Processo iniciado em resposta à crescente procura, a nível mundial, do ‘crossover’ e SUV da marca, que era até agora produzido em Hiroshima (sede), na China e na Malásia.

O modelo, que é, entre os disponibilizados pela Mazda, o preferido dos europeus, representa um quarto do total de vendas da marca nipónica.

A Mazda está a trabalhar afincadamente de modo a atingir a sua meta de vendas de 1,65 milhões de unidades, a nível global, até ao final do seu plano de negócios a 3 anos, lançado aquando do último Ano Fiscal.

A marca tornou o seu sistema de produção mais flexível, de modo a acompanhar a crescente procura por propostas SUV. Hofu começou a produzir o Mazda CX-3 em dezembro de 2016, popular SUV do segmento B que também é fabricado em Hiroshima. Mais recentemente, em agosto, a empresa adaptou estas instalações com novos sistemas com vista à produção de novos ‘crossover’.

Em Hofu a Mazda produz outros modelos, incluindo o citadino Mazda2, o familiar compacto Mazda3 e a gama Mazda6, juntamente com transmissões SKYACTIV. Localizadas a cerca de 110 km a sudoeste de Hiroshima, as instalações de produção de transmissões começaram a operar em 1981, para no ano seguinte arrancar o fabrico de veículos, cuja produção total ultrapassou as 10 milhões de unidades em 2013.

Originalmente lançado em 2012, o multi-premiado CX-5 é o modelo Mazda mais vendido na Europa. Até à data produziram-se mais de 1,7 milhões de CX-5, representando o modelo cerca de 25% das vendas globais da Mazda. Desvendado mundialmente no Salão de Los Angeles de 2016, o novo Mazda CX-5 mostrou-se depois na Europa em março, no Salão de Genebra, entrando no circuito de comercialização europeu em meados do presente ano.

Em destaque

Subir