Motociclismo

Maverick Viñales ganha e Valentino Rossi cai

Maverick Viñales venceu o Grande Prémio de França de MotoGP, que este domingo se disputou no Circuito Bugatti, em Le Mans. O espanhol da Yamaha impôs-se após um épico duelo com o seu companheiro de equipa Valentino Rossi, que não evitou uma queda no final da prova.

Para além de Viñales o grande beneficiado com o acidente do ‘Doutor’ foi Johann Zarco, que assim terminou a prova na segunda posição para gáudio do público da casa.

A corrida foi disputada a três, com os dois pilotos da equipa oficial da Yamaha a lutarem pela vitória com o da Tech3, embora na fase final tenha ficado restrito a Viñales e a Rossi. Isto depois de Zarco ter liderado no começo da prova, antes dos argumentos do espanhol (e os seus pneus) levarem a melhor.

Depois Viñales conseguiria manter uma pequena vantagem sobre Rossi, que tinha ultrapassado Zarco ao mesmo tempo que o seu companheiro de equipa. E três voltas mais tarde o italiano desferiu o seu ataque ao comando e parecia caminha para a sua primeira vitória do ano, até Valentino falhar uma travagem em Garage Vert. Um sinal de que algo de mal estava para acontecer, e aconteceu na curva 11, quando sofreu um acidente,

Atrás de Viñales e Zarco, Dani Pedrosa protagonizou uma sensacional recuperação de 13º para terceiro, num contraste com o seu companheiro de equipa Marc Marquez, que caiu na chicane Dunlop à 18ª volta.
Pedrosa manteve a cabeça fria e um andamento consistente, que lhe permitiu deixar para trás Andrea Dovizioso e Cal Crutchlow, que completaram o top cinco, diante de um Jorge Lorenzo em progressão ao longo de toda a corrida.

Classificação

1º Maverick Viñales (Yamaha) 43m29,793s
2º Johann Zarco (Yamaha) + 3,134s
3º Dani Pedrosa (Honda) + 7,717s
4º Andrea Dovizioso (Ducati) 11,223s
5º Cal Crutchlow (Honda) 13,519s
6º Jorge Lorenzo (Ducati) a 24,002s
7º Jonas Folger (Yamaha) a 25,733s
8º Jack Miller (Honda) a 32,693s
9º Loris Baz (Ducati) a 45,784s
10º Andrea Iannone (Suzuki) a 48,332s

Em destaque

Subir