Nas Notícias

Maven atinge a órbita de Marte e prepara-se para medir a atmosfera

maven Foram precisos 10 meses de viagem, mas a sonda Maven atingiu a órbita de Marte durante a noite de ontem. Segundo a NASA, o equipamento deve começar a funcionar em novembro, recolhendo informações sobre a atmosfera do ‘planeta vermelho’.

Demorou, mas chegou: desde ontem à noite que Maven (sigla em inglês para ‘evolução volátil e atmosférica de Marte’), uma sonda da agência espacial norte-americana (NASA), está na órbita de Marte.

Após percorrer 711 milhões de quilómetros, numa viagem que demorou 10 meses, a sonda de 500 milhões de euros chegou finalmente à órbita marciana, o que aconteceu durante a noite de ontem.

Segundo a NASA, a Maven, que é alimentada por energia solar, deverá começar a funcionar já em novembro, recolhendo pela primeira vez as informações que podem revelar a história por detrás do desaparecimento de grande parte da atmosfera marciana.

O ‘planeta vermelho’ chegou a ter muita água, supostamente há milhares de milhões de anos, mas algum fenómeno desconhecido transformou Marte num desolador deserto.

O trabalho da Maven será realizado a 6000 quilómetros de altitude, mas a sonda vai descer até aos 25 quilómetros em, pelo menos, cinco períodos diferentes, para que a leitura dos vários níveis da atmosfera seja mais completa.

Em destaque

Subir