Ciência

Matt Damon ficou ‘perdido em Marte’ e a NASA mostra os locais

Já viu o filme ‘Perdido em Marte’, com Matt Damon? Pois a NASA acompanhou a luta pela sobrevivência do astronauta (ficcionado) Mark Watney no ‘planeta vermelho’ e publicou um mapa, interativo, com os locais por onde andou a personagem interpretada por Matt Damon.

A história de Mark Watney, o astronauta que ficou ‘Perdido em Marte’, não passa de uma ficção, mas os locais referidos no filme com Matt Damon são bem reais.

O realizador Ridley Scott não hesitou em usar as referências geográficas do ‘planeta vermelho’ ao adaptar da obra de Andy Weir, que fez uma pesquisa exaustiva sobre a superfície marciana. E bem, de acordo com a NASA.

A agência espacial dos EUA apresentou um mapa interativo que explica por onde andou o Mark Watney, o astronauta ‘perdido em Marte’ que foi interpretado por Matt Damon.

Um dos locais em destaque é a ‘Acidalia Planitia’, a zona plana onde Watney construiu o abrigo Ares 3. A superfície está ‘cicatrizada’ pelas marcas de impactos de asteróides e por crateras que em tempos terão sido poderosos vulcões.

O mapa é composto por imagens recolhidas pela HiRISE, a ‘máquina fotográfica’ da sonda Mars Reconnaissance, que fez um reconhecimento da superfície do planeta (como o próprio nome indica).

A imprensa especializada dos EUA tem destacado o entusiasmo da NASA com o sucesso do filme, com a agência a aproveitar o ‘hype’ para se dar a conhecer.

“No geral, o modo como a NASA é vista a trabalhar (algumas vezes contra ela própria) é bem preciso”, comentou um antigo funcionário que agora é analista de um site sobre a agência, Keith Cowing.

Em destaque

Subir