Ciência

Vídeo: Brilho noturno de Marte revelado pela primeira vez

Quando cai a noite em Marte, um brilho ultravioleta toma conta da atmosfera do ‘planeta vermelho’. A NASA conseguiu imagens e mostra-as pela primeira vez.

O Sol, ao iluminar Marte durante o dia, provoca reações químicos que só se tornam visíveis à noite, por serem em luz ultravioleta.

“A luz ultravioleta separa as moléculas de dióxido de carbono e nitrogénio e os átomos que daí resultam são transportados pelos ventos que circulam em altas altitudes. À noite, os ventos laterais trazem estes átomos para altitudes mais baixas, nas quais os átomos de nitrogénio e as moléculas de oxigénio colidem e formam óxido nítrico. Estas recombinações libertam uma energia extra que pode ser observada na forma desta luz ultravioleta”, explicou a NASA.

As imagens deste fenómeno até agora desconhecido foram recolhidas pela MAVEN, a sonda da agência espacial norte-americana que orbita Marte desde setembro de 2014.

Os cientistas querem agora estudar este comportamento dinâmico para melhor entenderem a circulação dos ventos no ‘planeta vermelho’.

“Há evidências claras de irregularidades nos ventos de alta altitude e nos padrões circulatórios”, adiantou Nick Schneider, investigador do Laboratory for Atmospheric and Space Physics da Universidade do Colorado (EUA).

Em destaque

Subir