Motociclismo

Marquez ganha em Espanha e adversários ficam pelo caminho

A vitória de Marc Marquez no Grande Prémio de Espanha de MotoGP foi apenas um dos factos que marcou a corrida disputada este domingo no Circuito de Jerez de La Frontera.

É que enquanto o Campeão do Mundo cimentava a sua liderança na corrida, atrás de si um acidente eliminava os dois pilotos da Ducati, Andrea Dovizioso e Jorge Lorenzo e também Dani Pedrosa.

Lorenzo até começara bem a prova, liderando-a mal foi dada a partida, levando atrás de si Johan Zarco, enquanto o ‘pole position’ Cal Crutchlow se atrasava e ‘caía’ para quinto. Nessa altura o espanhol da Ducati procurava distanciar-se dos seus mais diretos perseguidores, sendo que após as primeiras voltas ele passou a ser Pedrosa.

Mas depois de partir da segunda fila da grelha, Marquez foi-se chegando à frente e a meio da corrida desferiu o seu ataque e desalojou Jorge Lorenzo do comando, depois de deixar para trás Zarco e Pedrosa. O piloto da Honda # 93 conseguiu rapidamente distanciar-se dos demais.

Atrás do Campeão do Mundo desenrolou-se então uma luta pelo segundo e terceiro lugares, à qual se juntou Andrea Dovizioso, que entretando deixara Zarco para trás. O italiano da Ducati era mais rápido do que Lorenzo e Pedrosa, mas o seu companheiro de equipa foi resistindo como pôde. Até que na curva seis se deu o insólito, Dovizioso passou Lorenzo mas saiu largo levando consigo o seu colega de equipa, quando este voltou à trajetória foi ‘colhido’ por Pedrosa que por sua vez embateu na moto do italiano levando à queda dos três pilotos.

Ainda a recuperar de uma lesão, temeu-se que Dani Pedrosa a tivesse agravado, mas o piloto da Honda # 29 saiu quase incólume apesar do aparato do acidente, que vai dar muito que falar, pois compromete bastante a situação dos dois pilotos da Ducati no campeonato, sobretudo porque a vitória de Marc Marquez o deixa ainda mais destacado no ‘Mundial’.

Deste incidente beneficiou também Johan Zarco, que apenas teve de manter a sua Yamaha Tech 3 em pista e levá-la com firmeza até ao final para garantir a segunda posição, enquanto mais atrás Andrea Iannone e Danilo Petrucci discutiram a terceira posição até à bandeira axadrezada, sendo o duelo favorável ao piloto da Suzuki.

As Yamaha oficiais nunca estiveram ‘na corrida’, com Valentino Rossi a terminar num longíquo quinto lugar, depois de levar a melhor num duelo cerrado com Jack Miller, enquanto que Maverick Viñales foi um ainda mais distante sétimo classificado. Um resultado só possível devido ao triplo desastre de Pedrosa e dos pilotos da Ducati.

Classificação

1º Marc Marquez (Honda) 41m39,678s

2º Johann Zarco (Yamaha) + 5,241s

3º Andrea Iannone (Suzuki) + 8,214s

4º Danilo Petrucci (Ducati) + 8,617s

5º Valentino Rossi (Yamaha) + 8,743s

6º Jack Miller (Ducati) + 9,768s

7º Maverick Viñales (Yamaha) + 13,543s

8º Alvaro Bautista (Ducati) + 14,076s

9º Franco Morbidelli (Honda) + 16,822s

10º Mika Kallio (KTM) + 19,405s

Em destaque

Subir