Nas Notícias

Marques Mendes: Governo “manipulador” e “direita ressabiada”. Leu bem

O social-democrata arrasou o Governo de Passos e Portas, colocando a hipótese de ter havido manipulação de dados fiscais, na devolução da sobretaxa. Mas Marques Mendes foi ainda mais longe, numa crítica a uma direita “ressabiada” e “a leste do paraíso”…

No telejornal da SIC, o comentador Luís Marques Mendes foi duro para com o executivo em funções.

As críticas de Marques Mendes começaram na questão da devolução da sobretaxa, que foi apresentada como trunfo eleitoral pela coligação.

O comentador apresentou o quadro conhecido: em setembro, no auge da campanha, estimava-se que 35 por cento da sobretaxa iria ser devolvido. Só que em outubro essa percentagem caiu para 9,7 por cento e em novembro desceu para zero.

“Tudo isto parece-me muito mau. Até às eleições, as pessoas criaram a expectativa de que iriam receber parte da sobretaxa”, começa por dizer Marques Mendes.

O social-democrata aponta dois cenários e em nenhum deles o Governo sai bem.

“Ou há manipulação, ou há abrandamento de receita. E se há manipulação, não é grave, é gravíssimo. É uma pouca-vergonha”, dispara.

“Significa que se andou a empolar as receitas antes das eleições para tentar sacar votos, para enganar os eleitores”, continuou.

Marques Mendes coloca a hipótese de não haver manipulação, mas mesmo assim Passos sai mal na fotografia.

“Há quem diga que não há manipulação, que a atividade económica abrandou. E se assim é, algo indispensável já deveria ter sido feito: alguém do Ministério das Finanças tem de explicar isto”, disse.

Para Marques Mendes, “este silêncio é altamente comprometedor”.

“Eu acho estranho uma queda tão brutal depois das eleições… E isto indigna as pessoas, revolta as pessoas. Se há manipulação, temos de censurar. Manipulação ou mentira é sempre de lamentar, seja da direita ou seja da esquerda”, referiu.

Mas Passos Coelho e Paulo Portas devem esclarecer esta questão, que ocorre no momento da despedida do Governo – o Parlamento já aprovou a moção de rejeição e Cavaco Silva deve indigitar António Costa durante esta semana.

“O Governo que está a concluir funções tem toda a obrigação em resolver isto, porque se esta notícia fica na cabeça das pessoas como última das notícias do Governo em funções de Passos Coelho, então essa é uma péssima notícia. É despedirem-se com uma péssima notícia”, defendeu.

Mas as críticas duras a PSD e CDS não se ficam por aqui. Há mais e bem fortes. Marques Mendes fala em “direita ressabiada”.

“A direita anda ressabiada. Demasiado. E já era tempo de começarem a entrar na normalidade”, afirmou o comentador social-democrata.

E prosseguiu: “Ainda nesta semana, Pedro Passos Coelho e Paulo Portas tiveram uma reunião com constitucionalistas. Ninguém percebe qual a utilidade dessa reunião, mas ela aconteceu”.

“A grande conclusão desse encontro era que a grande saída era uma governo de iniciativa presidencial. Como se isso fosse possível. Não é possível”, enfatizou.

E em jeito de conclusão, Marques Mendes acusa a direita de olhar o presente sem realismo.

“Andam a leste do paraíso. E é muito do ressabiamento. Eu percebo a irritação mas as pessoas têm de entrar na normalidade”, defendeu.

Em destaque

Subir