Nas Notícias

Mário Soares homenageado um ano após a sua morte

O cemitério dos prazeres, em Lisboa, será este domingo palco de um tributo a Mário Soares, com a presença das principais figuras do Estado a assinalar um ano após a morte do antigo chefe de Estado.

Além dos filhos, Isabel e João Soares, a cerimónia, que acontecerá perto das 16h00 contará com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.

Após o tributo junto ao jazigo, será inaugurada a exposição “A cerimónia do Adeus, o funeral de Estado de Mário Soares visto pelos fotógrafos”.

Mário Soares faleceu a 7 de janeiro do ano passado, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, depois de um internamento de 25 dias.

Foram decretados três dias de luto nacional e um funeral com honras de Estado, tendo o corpo permanecido mais de 24 horas na Sala dos Azulejos do Mosteiro dos Jerónimos.

Mário Soares desempenhou os mais altos cargos no país, tendo sido fundador e o primeiro líder do Partido Socialista após combater o Estado Novo.

Foi titular das pastas dos Negócios Estrangeiros dos primeiros governos provisórios, em 1974, tendo liderado o I, II e IX Governos Constitucionais antes de chegar à Presidência da República, onde ficaria durante dois mandatos, entre 1986 e 1996.

Em destaque

Subir