Cultura

Mario Miranda homenageado com Google doodle em 90.º aniversário

Mario Miranda, cartoonista e ilustrador indiano, é homenageado pela Google, nesta segunda-feira, dia 2 de maio, em que se assinala o 90.º aniversário. Um doodle com a ‘marca’ deste artista preenche a página principal do motor de busca.

O cartonista indiano Mario Miranda é alvo de um tributo, neste dia 2 de maio, data em que completaria o 90.º aniversário.

Nascido em Goa, Índia, em 1926, numa altura em que o território é governado por Portugal, Mario João Carlos do Rosario de Brito Miranda, era dono de um talento único, que cativou inúmeras publicações que circulavam na Índia, para as quais colaborou.

As obras Mario Miranda são facilmente reconhecíveis. O autor tem uma imagem de marca que confere aos seus trabalhos um caráter único. Aliás, o doodle que a Google dedica ao cartonista é a perfeita representação dessa imagem de marca.

Miranda foi um colaborador regular de alguns dos maiores jornais indianos, como o ‘The Times of India’, o ‘The Economic Times’, conquistando maior popularidade quando os seus trabalhos foram publicados no ‘The Illustrated Weekly da Índia’.

Tornou-se num ‘artista do mundo’ quando, em 1974, teve a oportunidade viajar para os Estados Unidos, onde promoveu a sua arte e conviveu com outros grandes cartoonistas norte-americanos. Foi nesta altura que pôde trabalhar com Charles M . Schulz, o criador de Peanuts, Charlie Brown e Snoopy, e conheceu Herblock, reputado cartoonista do Washington Post.

Ao longo da sua carreira, assinou centenas de trabalhos e espalhou a sua arte pelo mundo, em jornais e em murais que transformaram paredes vulgares em verdadeiras obras de arte.

Mario Miranda morreu no dia 11 de dezembro de 2011. Em vida e a título póstumo, colecionou prémios e conquistou um reconhecimento eterno, como é prova o doodle que assinala o dia do seu nascimento.

Veja este vídeo, que mostra uma animação da arte de Mario Miranda.

Em destaque

Subir