Economia

Mário Centeno revela “conversas” para relançar candidatura à presidência do Eurogrupo

A hipótese de Mário Centeno presidir ao Eurogrupo foi relançada… pelo próprio interessado. Quando questionado sobre a resposta dos colegas perante esse cenário, o ministro das Finanças revelou que tem havido “um conjunto de conversas” para avaliar uma hipotética sucessão de Dijsselbloem.

O mandato do holandês termina em janeiro de 2018 e o nome de Mário Centeno, que surgiu numa altura em que era preciso criticar Dijsselbloem pela discriminação entre os países do norte e do sul, continua a ser um dos mais falados.

A candidatura de Mário Centeno foi relançado pelo próprio, à entrada para nova reunião do Eurogrupo em Talin (Estónia), que aproveitou da melhor forma uma pergunta sobre os comentários dos restantes ministros das Finanças quanto à eventual presidência portuguesa.

“Há um conjunto de conversas”, revelou Mário Centeno.

“Com enorme tranquilidade, vos asseguro, e com a mesma determinação com que temos abordado as questões económicas, financeiras e sociais, vamos tratar desse assunto tendo como objetivo aquilo que é o sucesso do programa politico que temos para Portugal, que acreditamos nele, e que também nessa dimensão tem que ser defendido e valorizado”, frisou o governante português.

Antes, já Mário Centeno se tinha colocado ao dispôr dos colegas: “Vamos participar nessa discussão com a maior das tranquilidades, tendo como objetivo trazer para a Europa e para Portugal aquilo que de mais positivo nós conseguimos oferecer e isso são as nossas ideias, a nossa participação e vamos ser muito ativos nessa matéria”.

“Eu desde o início o que disse é que aquilo em que estou focado é que o Governo português consiga atingir os objetivos que estão inscritos no seu programa”, concluiu: “Temos tido enorme sucesso nessa caminhada e pensamos que há ainda muito para fazer”.

Em destaque

Subir