Tecnologia

Marea, o cabo submarino do Facebook e da Microsoft no Atlântico para unir as duas margens

mareaDois gigantes da tecnologia vão criar uma ‘autoestrada submarina’ para a internet. O Marea, um cabo submarino para transferência de dados em alta velocidade, vai ligar os EUA, a partir do estado da Virgínia, e a Europa, em Espanha, por iniciativa do Facebook e da Microsoft.

O cabo transatlântico, com uma extensão estimada de 6600 quilómetros, vai permitir transferir dados a uma velocidade de 160 terabits por segundo: é algo como 16 milhões de vezes mais rápido (!) do que a internet de um consumidor ‘normal’.

Será, assim, o cabo com maior largura de banda a atravessar o oceano Atlântico (melhor dizendo, de todo o mundo).

A construção do Marea, a palavra espanhola para ‘maré’, está prevista para o próximo mês de agosto, prevendo-se que a ‘autoestrada submarina’ esteja pronta em outubro do próximo ano.

O projecto é de dois gigantes da tecnologia que pretendem criar a “nova geração de infraestrutura de internet” face à crescente demanda de internet de alta velocidade para, por exemplo, armazenar dados na ‘cloud’.

“O cabo Marea ajudará a atender a maior procura de alta velocidade e fiabilidade para a conexão na nuvem e nos serviços online por parte de Facebook e Microsoft e dos clientes”, sustentaram as duas empresas, numa comunicado conjunto.

A operação da ‘autoestrada submarina’ ficará a cargo da Telxius, uma empresa criada quase para o efeito pela espanhola Telefonica.

Em destaque

Subir