Nas Notícias

Março chega com trovoada e chuva forte

A chuva não dará tréguas, nesta quinta-feira, seja no território continental, seja nas ilhas da Madeira e dos Açores. Além da precipitação que é esperada, também estão reunidas condições para a ocorrência de trovoada, neste que será o primeiro dia de março.

Ao longo da semana a chuva tem marcado presença e ‘ditado leis’ em Portugal e, nesta quinta-feira, o cenário não será muito diferente do que se tem assistido.

De acordo com informação dos meteorologistas Cristina Simões e Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), será uma quinta-feira de “precipitação, por vezes forte e de granizo”, com “condições favoráveis à ocorrência de trovoada”, no território de Portugal continental.

A previsão do tempo antecipa também “queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo a cota para 800 metros nas regiões norte e centro a partir do final da tarde.”

Também está prevista uma “pequena descida da temperatura mínima nas regiões centro e sul”.

Quanto ao vento será “moderado a forte”.

A norte do território continental são esperados “aguaceiros, por vezes fortes e de granizo”, enquanto que a sul o cenário será semelhante ainda que com tendência para que a chuva possa ir “diminuindo de frequência a partir da tarde”.

Na zona sul, o IPMA antecipa também uma “descida da temperatura mínima”.

Madeira e Açores

A chuva também irá cair na região dos Açores, sendo que os aguaceiros vão ser “mais frequentes a partir da tarde”. Nesta região é ainda antecipada uma “descida da temperatura do ar”.

Aguaceiros também são esperados na Madeira, onde os períodos de chuva devem ser “por vezes fortes para o final do dia”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental terá ondas “sudoeste” que podem ir dos “2,5 metros” até aos seis metros, sobretudo “a sul do cabo Carvoeiro”. A temperatura da água do mar será entre “13/14ºC”.

Na costa sul, haverá ondas de “sudoeste com cinco a seis metros, diminuindo para quatro a cinco metros no final do dia”. A temperatura da água do mar deverá rondar os “15ºC”.

Em destaque

Subir