Ciência

Marcha pela Ciência junta cientistas de todo o mundo, incluindo Lisboa

No próximo dia 22 de abril irá decorrer a Marcha pela Ciência em cerca de 500 cidades pelo mundo, incluindo Lisboa. Centenas de cientistas que trabalham em Portugal vão juntar-se para provar porque é que a ciência é essencial na nossa vida e para politizá-la.

O movimento teve origem nos EUA, quando a administração de Donald Trump anunciou que iria deixar de investir na área da ciência. A comunidade científica mobilizou-se contra esta decisão, acusando o Presidente norte-americano de desvalorizar a procura da verdade em prol de mentiras politicamente estratégicas.

Em Portugal, a marcha irá decorrer entre o Príncipe Real e o Largo do Carmo. Durante o cortejo, os cientistas vão fazer experiências, para que seja algo mais didático.

Gil Costa, neurocientista e um dos organizadores da marcha, disse à agência Lusa que a ciência faz melhores cidadãos por ser um valor democrático e que a comunidade científica tem que se manter unida.

O objetivo dos cientistas é mostrar aos políticos que é necessário continuar com os financiamentos e políticas que impulsionem as investigações científicas.

A Marcha pela Ciência irá decorrer em 500 cidades do mundo. Em Lisboa tem início marcado para as 14h, no Largo de São Mamede.

Os organizadores afirmam que cerca de 1400 pessoas demonstraram interesse em participar e que cerca de 300 já confirmaram a sua presença no evento.

Em destaque

Subir