Nas Notícias

Marcelo, o candidato: “Os portugueses, que têm penado tanto, precisam de afeto”

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou nesta sexta-feira que é candidato à Presidência da República. A partir de Celorico de Basto, o professor deixa uma frase que marca o seu discurso. “Os portugueses, que têm penado tanto, precisam de afeto”, afirma.

Não é uma candidatura surpreendente. Surpreendente seria se Marcelo Rebelo de Sousa não avançasse para Belém. Mas é a partir de agora oficial.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, em Celorico de Basto, em Braga, onde o professor está recenseado.

“Os portugueses, que têm penado tanto, precisam de afeto”, disse Marcelo, neste anúncio.

É uma frase que certamente marcará o seu discurso, ao longo da caminhada que começa hoje, com o anúncio desta candidatura que se adivinhava.

“É essencial que haja convergências alargadas sobre aspetos de regime. Não há desenvolvimento com governos a durem seis meses ou um ano e com ingovernabilidade crónica. A partir de hoje, as portuguesas e os portugueses não poderão dizer que fugi da prova do voto e que me escondi atrás das minhas conveniências”, salientou, com uma bandeira portuguesa nas suas costas.

Marcelo Rebelo de Sousa conta 66 anos de idade. É professor catedrático na Faculdade de Direito na Universidade de Lisboa, jurisconsulto, conselheiro de Estado e militante do PSD desde a fundação do partido, em 1974.

Foi deputado à Assembleia Constituinte (1975-1976), presidente da Assembleia Municipal de Cascais (1979-1982), ministro para os Assuntos Parlamentares no VIII Governo Constitucional, vereador da Câmara Municipal de Lisboa (1990-1993), presidente da Assembleia Municipal de Celorico de Basto (1997-2009), deputado ao Parlamento Europeu e vice-presidente do Partido Popular Europeu (1997-1999), e membro do Conselho de Estado (2000-2001 e, novamente, a partir de 2006).

O professor, o comentador, o social-democrata dá agora lugar a um candidato presidencial, com uma elevada popularidade e uma vasta experiência política como trunfos que vai saber jogar numa caminhada a Belém que começa a trilhar, de forma oficial, a partir de hoje.

Em destaque

Subir